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Engenharia Mecânica em Fluidos e Térmica

OBJETIVO

Formar especialistas com competência técnica para identificar, analisar e solucionar problemas relacionados às áreas de Fluídos e Térmica dentro de ambientes industriais. Fornecer conhecimentos necessários à capacitação de profissionais para atuar na Engenharia de Projeto, permitindo implantar novas tecnologias para o aumento da produtividade e competitividade.

 

PÚBLICO ALVO

O curso é destinado aos profissionais de Engenharia e Tecnólogos.


CORPO DOCENTE

O corpo docente do curso é formado por profissionais com sólida formação acadêmica e experiência profissional consolidada, os quais se utilizarão de fundamentos, metodologias e técnicas didático-pedagógicas.

 

PROGRAMA (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

  Disciplina h
Módulo: Introdução Engenharia Técnica 15
Módulo: Conceitos Fundamentais Reologia: conceitos Fundamentais 20
  Estática de Fluidos 30
  Cinemática dos Fluidos 30
  Laboratório e Simulação 15
Módulo: Escoamento Incompressível Bombas Centrífugas 60
  Bombas de Deslocamento Positivo 20
  Laboratório 15
Módulo: Escoamento Compressível Ventiladores 20
  Ar Comprimido 20
  Laboratório 15
Módulo: Automação Automação e Simulação 20
Módulo: Térmica Transferência de Calor 20
  Trocador de Calor 20
  Máquinas Térmicas 20
  Refrigeração 20
  TOTAL 360

DURAÇÃO, CARGA HORÁRIA E FUNCIONAMENTO DO CURSO.

Duração: 12 meses letivos, respeitando os períodos de férias letivas e o recesso escolar.
Previsão Início: 26 de Abril de 2019
Previsão Término: Março de 2020
Carga horária: 360 (trezentos e sessenta horas/aula)
Funcionamento: Os encontros serão presenciais e acontecerão aos sábados a partir das 08h.
Haverá durante o curso 04 encontros que serão realizados na sexta-feira às 19h com data a confirmar.
INVESTIMENTO: 18 parcelas de R$413,00 (20% de desconto para ex-aluno FFCL)
INFORMAÇÕES: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


 

 

 

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Especialização em Educação Especial: Deficiência Intelectual

 

DURAÇÃO: 18 meses

CARGA HORÁRIA: 700 horas

Autorizado pelo Conselho estadual de Educação, de acordo com Instruções do MEC

Coordenação do curso: Profª. Drª. Maria Madalena Gracioli

Curso voltado para formação de professores Especialista em Educação Especial, promovendo a formação de competências específicas na área da Educação Especial com ênfase na Deficiência intelectual, transtornos e dificuldades de aprendizagem.

Estrutura curricular:

Tronco comum

- Fundamentos Filosóficos e Sócio históricos da Educação especial e inclusiva.
- Políticas públicas para Educação especial e mercado de trabalho para o portador de deficiência.
- A escola inclusiva como remoção de barreiras.
- Gestão da Educação especial e inclusiva
- Metodologia de pesquisa
- Didática do Ensino superior

Parte específica: Deficiência intelectual

- Fundamentos da educação do deficiente intelectual
- Fundamentos da orientação profissional e social e construção da autonomia
- Desenvolvimento psicossocial do deficiente intelectual
- Programas de ensino para o deficiente intelectual
- Avaliação educacional do deficiente intelectual
- Oficina de recursos didáticos para o ensino do deficiente intelectual
- Alfabetização de crianças com deficiência intelectual
- Psicomotricidade: movimento e corporeidade no trabalho com crianças com deficiência intelectual
- O Transtorno do espectro autista

educacao especial

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Educação Infantil

 
Objetivo

Atender à exigência atual de conferir uma maior capacitação aos profissionais de Instituições Públicas e Privadas, que trabalham com crianças no primeiro setênio; Promover um nível maior de qualificação dos conhecimentos específicos de cada área propiciando à clientela-alvo atitudes e habilidades no desempenho de sua prática; Possibilitar reflexões, estudos e pesquisas sobre a prática no Ensino Infantil; Instrumentalizar a clientela-alvo para o exercício de sua prática em três níveis: educacional, político e humano.

Público Alvo

Professores da área de educação, especialistas, coordenadores, diretores de instituição de ensino das redes públicas e privadas.

 


 

 

 

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Alfabetização e Letramento

 
Objetivo

Este curso justifica-se pela necessidade incessante de se (re)pensar o ensino da leitura, da escrita e da alfabetização e seus processos de aprendizagem nas séries iniciais, sustentando-se pelas práticas de letramento. Para isso, subsídios teóricos e novas metodologias de ensino dessas atividades serão oferecidas, possibilitando ao professor cursante atualizar-se em teorias e metodologias.

Público-alvo

Professores do Ensino Fundamental e EJA, Coordenadores e Diretores.

 

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Educação Matemática

 
Objetivo

Incrementar a compreensão da Educação Matemática como campo interdisciplinar que se origina na Matemática, mas abrange capacidade de articulação de conceitos de outras áreas de conhecimento como Psicologia, Filosofia da Educação, Sociologia, História, entre outros.Estudar as recentes tendências da Educação Matemática; Aperfeiçoar os professores que atuam no Ensino Fundamental e Médio na área de Educação Matemática; Espera-se que os participantes estejam, ao concluir seus estudos, melhor preparados pedagógica e matematicamente para analisarem o ensino da matemática, buscando alternativas que sejam mais adequadas à realidade de suas escolas e alunos. Proporcionar reflexão sobre os problemas referentes ao Ensino da Matemática no ensino fundamental e no ensino Médio; Instrumentalizar o profissional relacionado com o Ensino da Matemática, com métodos e técnicas para que este possa ter e criar condições no exercício da profissão ou no campo da pesquisa.

Público Alvo

Bacharéis e Licenciados em Matemática; Bacharéis e Licenciados em áreas afins (com interesse pela questão educacional);Licenciados em Ciências com habilitação em Matemática.

 


 

 

 

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