Aluno online

Imprimir

XIV Secibio - Semana de Ciências Biológicas

Imprimir

XIII SECIBIO

VIII SECIBIO - Semana da Biologia da FFCL

31 de Agosto a 4 de Setembro de 2015

das 19h15min às 22h15min

 

REALIZAÇÃO

XI Turma de Ciências Biológicas (2012 – 2015), FFCL e FAFRAM

 

PATROCÍNIO

Fundação Educacional de Ituverava, Hotel Domus, Floricultura Art Flor, Rádio Dimensão FM, Oficina de comunicação e eventos, Fast Print, I9 Camisetas

 

CAMISETA

R$ 18,00 - Todos os tamanhos.

ATENÇÃO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO - Os Alunos do ensino médio irão receber gratuitamente a camiseta, portanto no ato da inscrição informe camiseta "NÃO" para gerar o boleto no valor de R$ 40,00. O tamanho da camiseta deverá ser informado.

 

Imprimir

Minicursos

MINI CURSOS – 2, 3 E 4 DE SETEMBRO
19h15min às 20h50min e 21h às 22h15min.

1) Estudo dos insetos: Taxonomia, morfologia e diversidade. 
Quantidade de Vagas: 15 

RESUMO: Os Insetos (classe Insecta) são um grupo extremamente bem representado na natureza, sendo encontrados em praticamente todos os ambientes, explorando diversas fontes de alimento (e.g., fitofagia, parasitismo, predação e saprofagia) e exibindo os mais variados comportamentos de acasalamento e mimetismo. De tudo que se conhece de seres vivos, pelo menos 60% é inseto (acredite ou não!), ou seja, mais de um milhão de espécies descritas, com estimativas totais superando 30 milhões de espécies. Diante desse cenário, é importantíssimo que estudemos esses organismos, sendo a Entomologia a área do conhecimento encarregada dessa tarefa.     

O minicurso tem como objetivos: (1) apresentar algumas das principais áreas da Entomologia (e.g., Agrícola, Forense, Médica); (2) discorrer sobre o estado atual do conhecimento de taxonomia e diversidade das principais ordens de insetos; (3) expor e discutir noções básicas de morfologia geral; (4) fornecer subsídios básicos para o reconhecimento e identificação das principais ordens e famílias de insetos; e (5) familiarizar os alunos com os nomes populares dos principais grupos de insetos e também com a terminologia específica da área.

O conteúdo será ministrado por meio de apresentações teóricas e atividades práticas.  

Palestrante: MSc. Diego Aguilar Fachin
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da FFCLRP-USP
Palestrantes: Biólogo Diego Sasso Porto, E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da FFCLRP-USP

 

2)Paleontologia: Um panorama sobre a vida na terra.
Quantidade de Vagas: 15 

RESUMO: Reconstruir a história natural do planeta Terra é tarefa da paleontologia, uma ciência que se dedica a estudar os organismos do passado. Por meio do estudo dos fósseis é possível entender e descrever como viveram, evoluíram e suas relações de parentesco. Partindo de um trabalho de campo e passando pela preparação de materiais fósseis é possível chegar à reconstrução da vida em tempos passados, um estudo permitido à luz de conceitos fundamentais como tempo geológico e tafonomia. O Brasil abriga uma série de fósseis de grande importância, e seu conhecimento permite o encaixe de muitas peças desse 'quebra-cabeça'. Nesse sentido, o minicurso tem como objetivo dar um panorama sobre a vida na Terra, abordando conceitos fundamentais à paleontologia, padrões, grandes eventos bióticos de irradiação e extinção, além de executar atividades práticas que incluem a observação de fósseis e a confecção de réplicas (moldes) em gesso.  

No primeiro dia, a ideia é contextualizar o tema, recapitulando conceitos fundamentais para o que será tratado nos dias seguintes. Abordaremos tempo geológico, tafonomia (da morte do organismo até a coleta do fóssil), trabalhos de campo e preparação de fósseis.

No segundo dia, abordaremos as grandes extinções, iniciando com uma atividade prática e incluindo uma discussão sobre extinções atuais.

No último dia, falaremos sobre os vertebrados fósseis do Brasil e levaremos material (moldes e fósseis) para que os alunos observem.

Palestrante: Mariela Cordeiro de Castro: Formação: Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2005), Mestrado em Ciências pelo Programa de Biologia Comparada da Universidade de São Paulo (2010) e Doutorado em Ciencias Naturales pela Universidad Nacional de La Plata, Argentina (2014).
Palestrante: Estevan Eltink Nogueira: Formação: Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2006), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Ciências pelo Programa de Biologia Comparada da Universidade de São Paulo.

3)Resistência bacteriana: aplicando conhecimentos a prática laboratorial.
Quantidade de Vagas: 15 

Palestrante: Bióloga Jéssica Cristina Caretta Teixeira
Especialista em Gestão em Saúde Graduanda em Enfermagem Laboratório de Analises Clinica do Hospital Veterinário – FAFRAM/FEI

Conteúdo (teórico): A importância do laboratório clinico na detecção de bactérias; Origem e mecanismos de resistência bacteriana; Resistencia a antibióticos e a importância do antibiograma; Realidade mundial quanto à presença de bactérias multirresistentes.

Conteúdo (prático): Apresentação do setor de microbiologia; Semeadura de urina em placas de Petri (Cled e MacConkey); Teste de sensibilidade a antibióticos (ágar Mueller-Hinton); Identificação de bactérias no meio Rugai com Lisina

 

4)Parasitologia Animal.
Quantidade de Vagas: 15 

Graduanda em Medicina Veterinária Sabrina Nathália Louzada Nogueira.
RESUMO: Abordagem dos principais helmintos, ectoparasitas e protozoários dos animais. A entomologia na parasitologia. Zoonoses transmitidas por animais silvestres.

 

5) Anatomia e taxidermia de animais domésticos e exóticos.
Quantidade de Vagas: 15 

Biólogo Rangel Rodrigues de Souza Silva, Lab Anatomia e Patologia Animal FAFRAM.

RESUMO: A taxidermia é um método cientifico que visa preparar a pele de animais, mantendo suas características de expressão e comportamento. A taxidermia cientifica possui o objetivo de preservar exemplares de animais em museus de zoologia para estudos e identificação de espécies. Também existe a taxidermia artística, muitas vezes esse método é aplicado em animais domésticos, o proprietário escolhe a forma e expressão do animal.

O conhecimento sobre a taxidermia é muito importante pois existem procedimentos legais a serem cumpridos junto a órgãos responsáveis como a Policia Ambiental e o IBAMA em caso de animais silvestres. Animais domésticos podem ser taxidermizados pela autorização do proprietário do animal, sendo esse o solicitante do método.

Os alunos de Ciências Biológicas muitas vezes tem a curiosidade em saber como o procedimento é realizado, o minicurso irá enfatizar todos os procedimentos legais (autorização em relação a silvestres encontrados mortos, métodos de taxidermia em pesquisas cientificas e preservação desses exemplares em museus de zoologia, procedimentos de preparação de pele e todos os materiais utilizados).

 

6) Manejo e reprodução de aves silvestres.
Quantidade de Vagas: 15 

Biólogo Fernando Luís Beletati UNESP campus Assis.

 
Imprimir

Apresentação de Trabalhos

RESUMO EXPANDIDO

Submissão dos resumos até dia 05 de Agosto.

Link para Submissão: 

www.nucleus.feituverava.com.br

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

Modelo de Resumo Expandido

a) Os trabalhos serão submetidos para avaliação na forma de RESUMO EXPANDIDO;

b) Para enviar trabalhos é necessário que os autores estejam inscrito no evento e efetivado o pagamento da inscrição;

c) Serão aceitos para avaliação até 2 (dois)  trabalhos por autor principal;

d) Por se tratar de uma semana acadêmica das ciências biológicas, serão aceitos apenas trabalhos voltados para as áreas biológicas conforme consta no CRBio e CFBio.

e) Um certificado de trabalho aceito será emitido para o conjunto dos autores; 

f) Deverão ser submetidos exclusivamente por sistema de gestão eletrônico acessado por meio do site do evento (direcionamento para o site da revista Nucleus, onde será feita a submissão);

 * A Comissão Organizadora comunica que os trabalhos submetidos terão uma avaliação pelo Comitê Científico do Congresso para a apresentação em Pôster, e os autores receberão certificado de apresentação do trabalho. Para a publicação na revista Nucleus, os trabalhos recebidos serão submetidos à avaliação.

 - O autor deverá inscrever seu trabalho, preencher as informações solicitadas e enviar arquivo do RESUMO EXPANDIDO, que deve conter as seguintes informações e formatações:

 Formato digital: MS Word 97/2013 ou Adobe Acrobat (PDF)

 Formato geral: A4, margem esquerda de 3cm e 2cm para as demais, e parágrafo justificado, exceto quando indicado;

 Título do trabalho: fonte Times New Roman 12, maiúsculo, negrito;

 Subtítulo: fonte Times New Roman 12, maiúsculo, negrito;

 Palavras-chave (no máximo 3). Fonte Times New Roman 10, normal;

 Resumo: em até 150 palavras, em parágrafo único, delimitar a principal questão ou foco do artigo (o exame do conjunto desses focos servirá como base para definição e estruturação dos eixos temáticos). Fonte Times New Roman 10 normal, justificado, espaçamento entre linhas simples. Esse texto deverá vir somente no campo “Resumo” do formulário de inscrição do trabalho.

Resumo Expandido: em até 7 laudas, fonte Times New Roman 12 normal, espaçamento entre linhas 1,5 , com  tabulação de parágrafo (1,25 cm).  As referências deverão estar incluídas como nota de final de texto, não sendo aceitas em notas de rodapé. Para citações deverá ser utilizado o sistema autor-data. Ex: (SANTOS, 2013, p.58).

 Referências: Fonte Times New Roman 12 normal, espaçamento entre linhas simples, espaçamento de 12 pts. Após, alinhado à esquerda. As referências devem seguir obrigatoriamente as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT-NBR6023).

 As ilustrações, tabelas e gráficos devem ser incluídas no texto.

 Importante: não deverá conter no texto, nem nas referências, qualquer menção à autoria do trabalho (Avaliação Cega).

 Os Dados de Autoria: Autores, Titulação, Cidade, Estado; serão incluídos depois de os trabalhos terem sido aceitos.

Pôster

INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM FORMA DE ‘PÔSTER’

Modelo para Elaboração do Poster

O tamanho do pôster deverá ser de 0,9 m de largura x 1,20 m de altura. Todo material necessário para a fixação dos pôsteres será de responsabilidade do autor apresentador; sugerimos trazer o material necessário, como fita adesiva, tesoura etc. Os elementos essenciais do pôster são: título, autores, instituições de vinculação, endereço para correspondência e e-mail, introdução, material e métodos, resultados e discussão (recomenda-se a utilização de tabelas e figuras que facilitem a visualização), conclusões e referências. Para que o pôster possa ser lido facilmente a uma distância de aproximadamente 2 metros, deverá ser utilizada fonte de tamanho mínimo 28. No lado esquerdo do Pôster  deverá ser colocado o logo da(s) instituição (ões) do autor (es).

Cada autor deverá estar à disposição dos interessados em consultar seu trabalho pelo período de uma hora (permanecendo junto ao pôster), relacionado na programação.

Será verificada a presença do apresentador no local do pôster, pela Comissão Organizadora e Comissão Científica. Receberão o certificado de apresentação e concorrerão ao prêmio de melhor trabalho apresentado, apenas os autores que estiverem presentes.

Os pôsteres deverão ser fixados no terceiro dia da SECIBIO (02/09/2015) e retirados ao 

término (04/09/2015).

 

 

 

Veja Também

Prev Next

Menu do Aluno