Imprimir

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

 

O que é o PIBID?

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ( PIBID) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. 

O PIBID começou a ser desenvolvido na Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Ituverava em 2012 e, atualmente,  oferece  60 bolsas para os alunos dos cursos de licenciatura,  11 bolsas para professores supervisores (docentes da educação básica); 07 bolsas para professores coordenadores de área(docentes da IES) e 01 bolsa para professor coordenador  institucional (docente da IES).

Coordenadora Institucional : Profa.Dra.Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade

Coordenadores de áreas: Prof.Ms.Antônio Marco Ventura Martins;Prof.Ms.Glauber da Mota Teixeira; Profa.Dra. Lisângela A. Guiraldelli; Profa.Dra.Maria Aparecida Zero; Prof. Dr. Marcelo dos Santos Fernandes; Prof.Ms. Márcio Andreza dos Reis e Profa.Ms .Priscila Alvarenga Cardoso Gimenes.

Para saber mais sobre o PIBID acesse: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid