Imprimir

FFCL realizou a Semana Acadêmica de Engenharia Civil

banner semana eng civil 2017A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), instituição mantida pela Fundação Educacional d Ituverava, promoveu, entre os dias 16 e 20 de outubro, a Semana de Engenharia Civil de 2017. O evento contou com palestras e minicursos e reuniu estudantes e profissionais da área.

Na segunda-feira, 16 de outubro, abrindo a semana, foi proferida a palestra “Gerenciamento de cronograma através de indicador de progresso”, pelo engenheiro civil João Vitor Alves Russo. Na terça-feira, dia 17, foi proferida a palestra “Engenharia civil - desafios da profissão”, pelo Engenheiro Civil pós-graduado em Gestão de Projetos e professor universitário de Transportes III na Uni-Facef em Franca, Emerson de Moraes.

Na quarta-feira, 18 de outubro, foi proferida a palestra “Inovações e Engenharia”, pelo engenheiro elétrico Luiz Eduardo de Branco. Na quinta-feira, dia 19, foi proferida a palestra “Oratória aplicada à liderança”, pelo graduando do 5º Ano de Engenharia Civil da UFSCar, instrutor trainee, gerente de equipe e coordenador de eventos pela empresa Mosaico21, Paulo Afonso de Freitas Júnior.

Minicursos

Já os minicursos – realizados ontem, sexta-feira, dia 20 – foram “Apresentação do software AutoCad e projetos arquitetônicos”, pelo arquiteto e urbanista Marcelo Martins Barrachi; “Orientações para processo seletivo de Trainee”, pelo engenheiro civil Willian Fraticelli, e “Projeto estrutural utilizando o software Eberick”, pelo engenheiro civil e mestre em Engenharia Civil, Rodrigo Teodoro.

Segundo o diretor da FFCL, Antônio Luis de Oliveira (“Toca”), a Semana Acadêmica é muito importante para o aprendizado dos alunos. “Ela coloca em evidência assuntos e discussões relevantes, o que é fundamental para os alunos, pois soma ao aprendizado obtido na instituição de ensino”, afirma.

“Com isso, eles estão mais bem preparados, não só para o mercado de trabalho, mas para diversas situações do cotidiano, o que é uma preocupação da FFCL, que busca formar não apenas profissionais, mas cidadãos”, completa Toca.

38f2f220 cb66 4697 8a3c d0453b0b9c27

91b8aad1 706e 4de8 b012 d3cd08788d66

bc2e2592 d3ca 483b b31a 357658bb3d08

dc5f3ee2 b81a 40ad a0fc 6b814c12a2f9

Fonte: Jornal Tribuna de Ituverava

Imprimir

FFCL promove palestra sobre o Outubro Rosa

banner outubro rosa 2017A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, promoveu na última quarta-feira, 18 de outubro, palestra sobre o Outubro Rosa, voltada a alunos de vários cursos da FFCL.

O evento ocorreu no Salão Nobre da FE e contou com a participação do médico José Ângelo Sicca; do presidente da Associação Comercial e Industrial de Ituverava (ACII), Vicente Paulo Vieira; da administradora da Santa Casa, Cláudia Maria Carreira Frata, professores e outras autoridades.

A palestra foi sobre o Outubro Rosa, incidência e prevenção sobre o câncer da mama.

O movimento surgiu em 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Durante o mês de outubro, como lembra o palestrante, são organizadas várias ações que pretendem fortalecer a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce. Também são angariados fundos para pesquisas que estudam a causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura do câncer de mama.

Iluminação
Uma das características do Outubro Rosa é a iluminação de monumentos importantes com a cor rosa como forma de apoio à causa. No Brasil, o primeiro monumento com esta iluminação foi o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no ano 2002.

Atualmente, são também iluminados outros monumentos, como o Panteão da Pátria Tancredo Neves, Cristo Redentor, além do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e vários outros.

O símbolo do Outubro Rosa é um laço ou fita rosa, algo que começou graças à G. Komen Breast Cancer Foundation, que os distribuiu numa corrida de sensibilização do câncer de mama, organizada em 1991 na cidade de Nova Iorque.

O diretor da FFCL, Antônio Luís de Oliveira (“Toca”), fala sobre o evento. “É um assunto de extrema relevância, portanto é muito importante que os alunos conheçam melhor a origem e os objetivos deste movimento. Formar cidadãos conscientes e preocupados com a sociedade também é um dos intuitos da FFCL”, completa.

Fonte: Jornal Tribuna de Ituverava

Imprimir

FE lança livro "Iniciação Científica do Agronegócio"

livro-feA Fundação Educacional de Ituverava, por meio de sua própria editora, lançou o livro “Iniciação Científica do Agronegócio”.

A obra é dotada de trabalhos de Iniciação Científica feitos por alunos com orientações de professores, sob a organização dos professores doutores Maria 
Amália Brunini, coordenadora geral da FE e Paulo de Tarso de Oliveira, coordenador do curso de Direito.

Os trabalhos publicados foram escolhidos mediante avaliação de uma Comissão. Conforme explicou a professora Maria Amália, 95% da publicação é de alunos da Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda) e FFCL (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras).

O restante são produções de estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da FCAJ (Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária)/Unesp de Jaboticabal. Maria Amália acredita que até fevereiro de 2018 deve ser lançada a segunda edição.

“O objetivo da Fundação Educacional é editar mais livros com trabalhos desenvolvidos por alunos com orientações de professores”, ressaltou a coordenadora geral, que entregou exemplar ao presidente Pedro César Galassi e à diretoria executiva, representada pelo vice-diretor Antônio Gonçalves Delgado.

“Para os alunos representa o reconhecimento das atividades feitas na instituição e para os professores demonstra a qualidade de seus trabalhos”, completou a professora.

Para o presidente da FE, Pedro Galassi, é uma honra ver os trabalhos de alunos e dos docentes sendo valorizados pela editora da instituição, que é mantenedora das duas faculdades.

“Certificamos que nossos alunos têm qualidade e seus trabalhos podem muito bem participar de um livro e com isso esperamos que abra ainda mais o mercado de trabalho”, ressaltou o presidente.

Além dos organizadores Maria Amália e Paulo de Tarso, o livro contou com a revisão de Priscilla de Souza Ferro Rici, editoração de Vera Mariza Chaud e Maria de Fátima Ferreira e capa criação de Mariana Barros Lucca.

Iniciacao-cientifica-no-agronegocio

DSCN5154

Fonte: Jornal O Progresso

Imprimir

Alunos do curso de Administração visitam a fábrica da Natura.

banner visita cajamarNo dia 23 de agosto, com o propósito de aperfeiçoar a prática profissional dos estudantes, foi realizada uma visita com os acadêmicos do 2º, 4º, 6º e 8º ciclos do curso de Administração da FFCL , na fábrica da Natura situada no município de Cajamar – SP.

A marca é líder em higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil, mantém uma estratégia eficiente de ações na área de responsabilidade social e sustentabilidade, além de fazer parte de uma rede global de empresas que possuem um grande crescimento econômico.

A atividade de visita técnica visa o encontro do acadêmico com o universo profissional, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla, sendo de extrema relevância para os alunos da graduação. Nela, é possível observar o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, além de ser possível verificar sua dinâmica e organização.

Os acadêmicos, deste modo, puderam visualizar na prática o processo produtivo, as ações de sustentabilidade e a política de recursos humanos. Na visita técnica houve uma integração positiva entre os participantes, principalmente pela troca de experiências entre alunos, professores e profissionais da área. Os alunos não adquiriram somente conhecimento na atividade acadêmica, mas também agregaram valores pessoais e profissionais.

Na supervisão da visita estavam presentes a Profª. Lilian Ribeiro e o Prof. Reinaldo Igarashi.

IMG 5022 min a

IMG 5043 min a

IMG 5046 min 1 a

Veja Também

Prev Next