Imprimir

ATENÇÃO para as datas de inscrição no Fies 2018/1

Novas regras do financiamento passam a valer a partir deste semestre

banner-fies-2016-2O Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas de inscrição para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2018. As inscrições para o Fies poderão ser feitas entre 19 e 23 de fevereiro. Serão oferecidas 310 mil vagas no Fies 2018/1.

Para participar o candidato deve ter feito uma das edições do Enem a partir de 2010, ter média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Fies Seleção. Em caso de pré-seleção em uma das vagas disponíveis para financiamento, o estudante deverá complementar informações da sua inscrição e, posteriormente, a contratação do financiamento.

Novo Fies

No ano passado, o MEC mudou as regras para o Fies. Uma das principais novidades do novo Fies é a oferta de 100 mil vagas a juro zero para estudantes mais carentes. As demais vagas terão juros variáveis de acordo com o banco onde for fechado o financiamento. Atualmente, a taxa de juros é fixa em 6,5% ao ano.

Antes, o Fies era concedido apenas a quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos. O novo Fies tem novas modalidades destinadas também a estudantes com renda de até cinco salários. Os interessados devem ter nota mínima de 450 pontos e não podem zerar a redação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em uma ou mais edições desde 2010.

O MEC preparou um site para responder às dúvidas dos estudantes sobre as novas regras do financiamento estudantil. Ele pode ser acessado no endereço: fies.mec.gov.br.

Fonte: Guia do Estudante
Imprimir

Início das Aulas 1º Semestre de 2018

inicio das aulas

As aulas da FFCL terão início para veteranos no dia 05/02/2018 e para calouros no dia 19/02/2018.

Imprimir

FFCL realizou a Semana Acadêmica de Engenharia Civil

banner semana eng civil 2017A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), instituição mantida pela Fundação Educacional d Ituverava, promoveu, entre os dias 16 e 20 de outubro, a Semana de Engenharia Civil de 2017. O evento contou com palestras e minicursos e reuniu estudantes e profissionais da área.

Na segunda-feira, 16 de outubro, abrindo a semana, foi proferida a palestra “Gerenciamento de cronograma através de indicador de progresso”, pelo engenheiro civil João Vitor Alves Russo. Na terça-feira, dia 17, foi proferida a palestra “Engenharia civil - desafios da profissão”, pelo Engenheiro Civil pós-graduado em Gestão de Projetos e professor universitário de Transportes III na Uni-Facef em Franca, Emerson de Moraes.

Na quarta-feira, 18 de outubro, foi proferida a palestra “Inovações e Engenharia”, pelo engenheiro elétrico Luiz Eduardo de Branco. Na quinta-feira, dia 19, foi proferida a palestra “Oratória aplicada à liderança”, pelo graduando do 5º Ano de Engenharia Civil da UFSCar, instrutor trainee, gerente de equipe e coordenador de eventos pela empresa Mosaico21, Paulo Afonso de Freitas Júnior.

Minicursos

Já os minicursos – realizados ontem, sexta-feira, dia 20 – foram “Apresentação do software AutoCad e projetos arquitetônicos”, pelo arquiteto e urbanista Marcelo Martins Barrachi; “Orientações para processo seletivo de Trainee”, pelo engenheiro civil Willian Fraticelli, e “Projeto estrutural utilizando o software Eberick”, pelo engenheiro civil e mestre em Engenharia Civil, Rodrigo Teodoro.

Segundo o diretor da FFCL, Antônio Luis de Oliveira (“Toca”), a Semana Acadêmica é muito importante para o aprendizado dos alunos. “Ela coloca em evidência assuntos e discussões relevantes, o que é fundamental para os alunos, pois soma ao aprendizado obtido na instituição de ensino”, afirma.

“Com isso, eles estão mais bem preparados, não só para o mercado de trabalho, mas para diversas situações do cotidiano, o que é uma preocupação da FFCL, que busca formar não apenas profissionais, mas cidadãos”, completa Toca.

38f2f220 cb66 4697 8a3c d0453b0b9c27

91b8aad1 706e 4de8 b012 d3cd08788d66

bc2e2592 d3ca 483b b31a 357658bb3d08

dc5f3ee2 b81a 40ad a0fc 6b814c12a2f9

Fonte: Jornal Tribuna de Ituverava

Imprimir

FFCL promove palestra sobre o Outubro Rosa

banner outubro rosa 2017A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, promoveu na última quarta-feira, 18 de outubro, palestra sobre o Outubro Rosa, voltada a alunos de vários cursos da FFCL.

O evento ocorreu no Salão Nobre da FE e contou com a participação do médico José Ângelo Sicca; do presidente da Associação Comercial e Industrial de Ituverava (ACII), Vicente Paulo Vieira; da administradora da Santa Casa, Cláudia Maria Carreira Frata, professores e outras autoridades.

A palestra foi sobre o Outubro Rosa, incidência e prevenção sobre o câncer da mama.

O movimento surgiu em 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Durante o mês de outubro, como lembra o palestrante, são organizadas várias ações que pretendem fortalecer a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce. Também são angariados fundos para pesquisas que estudam a causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura do câncer de mama.

Iluminação
Uma das características do Outubro Rosa é a iluminação de monumentos importantes com a cor rosa como forma de apoio à causa. No Brasil, o primeiro monumento com esta iluminação foi o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no ano 2002.

Atualmente, são também iluminados outros monumentos, como o Panteão da Pátria Tancredo Neves, Cristo Redentor, além do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e vários outros.

O símbolo do Outubro Rosa é um laço ou fita rosa, algo que começou graças à G. Komen Breast Cancer Foundation, que os distribuiu numa corrida de sensibilização do câncer de mama, organizada em 1991 na cidade de Nova Iorque.

O diretor da FFCL, Antônio Luís de Oliveira (“Toca”), fala sobre o evento. “É um assunto de extrema relevância, portanto é muito importante que os alunos conheçam melhor a origem e os objetivos deste movimento. Formar cidadãos conscientes e preocupados com a sociedade também é um dos intuitos da FFCL”, completa.

Fonte: Jornal Tribuna de Ituverava

Veja Também

Prev Next