Imprimir

Cerimônia de Encerramento 1º Convênio APEX-Brasil Fundação Educacional de Ituverava – Projeto PEIEX

banner evento peiexNo dia 11 de Setembro de 2018 foi realizado no salão nobre da Fundação Educacional de Ituverava Campus I-FFCL, o evento de encerramento do 1º Convênio APEX-Brasil juntamente com a Fundação Educacional de Ituverava para apresentação dos resultados de atendimento referente ao Núcleo Operacional PEIEX/ Ituverava, bem como uma palestra ministrada pelo Sr. Gilson Spanemberg da APEX-Brasil, que falou sobre as ações de promoção comercial e dos projetos setoriais, além de assuntos relacionados com a competitividade. As apresentações dos resultados foram feitos pelo Sr. Tiago Terra da coordenação de competitividade da APEX-Brasil e Gestor PEIEX dos Núcleos Operacionais em todo Estado de São Paulo e pelo Sr. Rodrigo Ricardo monitor extensionista do PEIEX Núcleo Operacional de Ituverava. O evento contou com a participação de autoridades locais, empresários que participaram do PEIEX, com o presidente da Fundação Educacional de Ituverava Sr. Pedro César Galassi, o coordenador do PEIEX-Ituverava e diretor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava-FFCL Prof. Dr. Antônio Luis de Oliveira e os membros da equipe que compôs o núcleo operacional de Ituverava (Monitores, técnicos e estagiários).

DSC08707

DSC08723

DSC08725

DSC08730

DSC08733

Benefícios do Projeto

O projeto teve início no dia 1º de Outubro de 2016 e pode proporcionar às 192 empresas participantes em 23 municípios que o Núcleo Operacional de Ituverava atuou, melhorias consideráveis na sua gestão, bem como a promoção de uma cultura exportadora em cada uma delas. Ao longo do projeto foram realizadas cinco oficinas de competitividade que são treinamentos em temas específicos relacionados ao comércio exterior e também a Primeira Ação de Exportação que reuniu empresas potencialmente compradoras (Tradings e Comerciais Exportadoras) e vendedoras (Empresas atendidas pelo PEIEX Ituverava/SP) de diferentes setores e teve basicamente dois objetivos:

  • Preparar as empresas para apresentar e negociar seus produtos junto a trades e compradores internacionais e;
  • Estimular as exportações de micro, pequenas e médias empresas atendidas pelo programa.

As tradings participantes fizeram uma avaliação da maturidade das empresas participantes e estas puderam analisar seus pontos vulneráveis em uma negociação. Participaram ao todo 35 empresas de diferentes segmentos e cidades da região. Todas de forma gratuita!

Resultados do Projeto

O Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX) Núcleo Operacional de Ituverava, completou o ciclo de dois anos com 192 empresas atendidas e 921 ações de melhorias implantadas. As organizações receberam visitas e orientações dos técnicos extensionistas para atuarem no mercado internacional. Participaram do programa empresas de vários portes e diversos segmentos da economia da região sempre buscando atender as premissas do projeto de modo a melhorar consideravelmente a gestão de cada uma delas.

Benefícios para a Fundação Educacional de Ituverava

O PEIEX por ser um projeto de extensão que tem dentre alguns objetivos o de promover o desenvolvimento regional, pode através destes dois anos, aproximar a comunidade acadêmica através da Fundação Educacional de Ituverava do meio empresarial havendo uma troca significativa de experiência proporcionando um aumento de conhecimento para ambos. Durante o projeto, estudantes da FFCL atuaram na equipe técnica do projeto como estagiários o que pode proporcionar a eles os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado.

FFCL E A APEX BRASIL

Em Agosto de 2016, a Apex-Brasil Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos ligada ao ministério das relações exteriores, assinou convênio com a Fundação Educacional de Ituverava, através da FFCL (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava), para execução do PEIEX - Projeto Extensão Industrial Exportadora.

O QUE É O PEIEX?

O PEIEX - Projeto Extensão Industrial Exportadora que tem por objetivo qualificar e incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora por meio da implantação de melhorias gerenciais e inovações tecnológicas nas empresas.

Os objetivos da APEX-BRASIL são:

  • PROMOVER A EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS BRASILEIROS
  • ATRAIR INVESTIMENTOS EXTERNOS PARA O BRASIL

Veja Também

Prev Next