Imprimir

Inauguração do complexo Educacional “CÉSAR LUIZ MENDONÇA”.

banner complexo educacionalCom 17 salas de aula, novo local abrigará alunos da FFCL e dos Colégios Nossa Senhora do Carmo - COC e Van Gogh - Anglo

Consolidando-se cada vez mais como uma referência nacional de ensino e uma das empresas mais importantes da região, a Fundação Educacional de Ituverava deu outro passo importante em direção ao futuro, quando sexta-feira, dia 15, inaugurou o Complexo Educacional “Professor César Luiz Mendonça”, composto por dezessete salas de aula que serão utilizadas pelos alunos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), Colégio Nossa Senhora do Carmo - COC e Colégio Van Gogh - Anglo
O arquiteto da obra, que tem uma área construída de 2,6 mil metros quadrados, foi Marcelo Martins Barrachi e engenheiro civil José Carlos da Costa Miranda Filho. Trabalharam na construção 24 funcionários; foram usados mais de 1,7 milhão de litros de concreto, o que seria suficiente para encher quase 70% de uma piscina olímpica; possui paredes com divisórias, o que permite que as salas sejam ampliadas com facilidade; foram 20 mil metros de fios elétricos; 2,6 mil m² de piso porcelanato, o que equivale à três quadras poliesportivas; 550 m² de vidro temperado; 3 mil m² de pintura amaciada; nove banheiros; rampa de acesso de 120 metros; foram instaladas 345 luminárias e 1,2 mil lâmpadas de led, que são mais econômicas.

Entre obras, aquisição de equipamentos e mão-de-obra, o investimento feito pela FE foi de R$ 7 milhões. Ao longo dos três turnos, deverão passar pelo complexo cerca de 2,5 mil alunos por dia, segundo dados da Fundação Educacional de Ituverava. No período da manhã as salas serão utilizadas por alunos dos Colégios Nossas Senhora do Carmo e a tarde do Van Gogh - Anglo. Já à noite, serão usadas pelos estudantes da FFCL.

Solenidade
Prestigiaram a solenidade de inauguração diversas autoridades, entre elas o presidente da FE, César Luiz Mendonça; o prefeito Walter Gama Terra Júnior; o presidente da Câmara Municipal, Fábio Freitas Gibaile; o juiz diretor da Vara Federal do Trabalho de Ituverava, Renato César Trevisani.; o assessor parlamentar do deputado estadual Barros Munhoz, Paulo Roberto de Freitas; o pároco Vilmar Volpato, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo; o empresário e conselheiro da FE, Luiz Carlos Rodrigues (“Busa”); o presidente da Santa Casa de Misericórdia, Antônio Pio do Carmo Tosta; secretários municipais; vereadores; o vice-presidente da FE; Pedro César Galassi; o diretor-executivo da FE, Roberto Inácio Barbosa; o superintendente Luís Olavo Alves (“Luque”); o diretor da FFCL, Antônio Luis de Oliveira (“Toca”); diretor da Fafram, Márcio Pereira; dirigentes da FE, representantes de empresas e entidades, entre outros.

Abrindo a solenidade, o padre Vilmar Volpato deu a benção do novo complexo educacional. Em seguida, o presidente da FE, César Luiz Mendonça, acompanhado por familiares, e o diretor-executivo Roberto Inácio Barbosa fizeram o descerramento das placas e cortaram a fita inaugural.

Em seguida, os presentes conheceram as instalações do complexo e participaram de solenidade, quando usaram a palavra do presidente da FE, César Luiz Mendonça; o prefeito Walter Gama Terra Júnior; do diretor-executivo Roberto Inácio Barbosa e o juiz Renato César Trevisani. Também foi exibido um vídeo mostrando o desenvolvimento da obra e exibida uma apresentação de slides com informações a respeito do novo complexo.

Autoridades falam sobre importância das novas salas
A relevância e a força da Fundação Educacional de Ituverava, com esta obra ficam ainda mais evidentes, pois embora o país atravesse uma crise econômica gigantesca, a Fundação Educacional de Ituverava está em pleno desenvolvimento, sempre oferecendo educação de qualidade e conforto para os alunos.

O presidente da FE, César Luiz Mendonça, fez um emocionante discurso a respeito das obras e do relevante trabalho desenvolvido pelas diretorias da Fundação Educacional de Ituverava.

“Agradeço ao suporte que tive da minha família, diretoria, corpo docente, funcionários e colaboradores da FE, porque sem eles não teria sido possível dar continuidade do desenvolvimento desta instituição. Também agradeço a todos pela confiança na FE, o que é muito importante, pois demonstra que o trabalho tem sido bem desenvolvido, e a todas as diretorias anteriores da FE”, diz.

"Esta obra está sendo inaugurada no momento em que o país passa por profundas dificuldades, mas as adversidades somos nós mesmos que superamos, colocando nosso país de volta aos trilhos. O que buscamos, com isso, é fazer o que sempre fizemos: oferecer ensino de qualidade e de maneira comprometida", ressalta Mendonça.

O prefeito Walter Gama Terra Júnior elogiou a instituição de ensino e enalteceu o trabalho desenvolvido pela diretoria da FE, comandada pelo empresário César Luiz Mendonça.

"Estamos diante de um belo prédio, com ótimas estruturas, porém, o maior patrimônio desse lugar é o futuro das crianças e jovens que por aqui passarão. Essas crianças e jovens serão médicos, engenheiros, professores, administradores, entre outros profissionais, que vão garantir o futuro e o progresso de Ituverava e do nosso país", diz.
"Quero parabenizar a Fundação Educacional de Ituverava pela implantação do Complexo Educacional Professor César Luiz Mendonça, na certeza de que, assim como o homenageado, esse será um lugar de muita prosperidade e esperança", ressalta.

Outros Oradores de Noite
O juiz diretor da Vara do Trabalho de Ituverava, Renato César Trevisani, discorreu sobre o papel da FE. “A expressão educar sai do ser humano, de dentro para fora, como aquele que quer propagar o conhecimento, a instrução e a cultura. Cora Coralina [poetisa goiana] começou a escrever aos 80 anos, e ela sempre dizia que feliz aquele que transfere um pouco o que sabe e aprende o que ensina. E tenho certeza que é o que acontecerá nesse excelente prédio”, afirmo o juiz.

O diretor-executivo da FE, Roberto Inácio Barbosa falou sobre a obra. “É extremamente importante, pois fortalece ainda mais o nome da Fundação Educacional de Ituverava, instituição já bastante conceituada em todo o Brasil. Hoje, quando se viaja, facilmente encontramos, em todas as regiões do país, profissionais formados pelas instituições mantidas pela FE, e sempre estão em posição de liderança, o que prova a qualidade de ensino oferecido aqui”, enfatiza.

Presidente da FE recebeu homenagem da instituição
O presidente da Fundação Educacional de Ituverava, César Luiz Mendonça, que dá nome ao novo complexo por indicação do conselho da FE, foi homenageado, e foi exibida uma apresentação de slides com a trajetória do homenageado.

Em seguida, uma de suas filhas, Carina Moisés Mendonça, discursou em nome da família. “Hoje, sem dúvida, é um momento especial para toda a nossa família, pois é o reconhecimento de uma instituição respeitada, como a Fundação Educacional de Ituverava, a o trabalho e dedicação do meu pai, um homem que em todos os campos de sua vida sempre dá o seu melhor. Faz isso na família, com os amigos, parceiros e na comunidade em que vive”, diz.

“Aprendi com ele, desde cedo, que não basta fazer o bem apenas aos seus pares, mas devemos sempre contribuir e ajudar a sociedade em que vivemos, pois quando isso acontece além de melhorar a vida das pessoas, cria-se um ciclo virtuoso de solidariedade, e é com esse espírito altruísta que meu pai se dedica com amor e lealdade à FE e ao seu desenvolvimento. Para tanto, ele e todos os demais membros e colaboradores buscam não só o aprimoramento de ensino dos cursos existentes, mas também ampliar as oportunidades e o crescimento da instituição e do município, o que contribui não só com o progresso da cidade, gerando empregos e riquezas, mas o mais importante: representa uma alternativa de educação, formação profissional e crescimento pessoal dos moradores de Ituverava e região. Não posso deixar de registrar a homenagem à minha mãe, que ao longo de 50 anos ao lado do meu pai, sempre deu suporte e tranqüilidade necessários, no âmbito familiar e profissional, para que ele pudesse se dedicar ao bem comum”, ressalta.

Elogios
O prefeito Gama Terra também elogiou o homenageado. “É um grande empresário, empreendedor, uma pessoa de reputação ilibada. Ituverava precisa de pessoas como ele, e eu como prefeito teria a maior honra e tenho certeza que a cidade também, se César, quando eu saísse, se tornasse meu sucessor como prefeito”, destaca.
O empresário César Luiz Mendonça é proprietário da Coram – Comércio e Representações Agrícolas, agropecuarista, presidente da Fundação Educacional de Ituverava, vice-presidente da ACII e conselheiro da Santa Casa de Misericórdia de Ituverava.

Ele se formou em Matemática, pela Faculdade Barão de Mauá, em 1972; foi professor nas Escolas "Capitão Antônio Justino Falleiros" e "Humberto França", bancário no Banco do Estado de São Paulo entre os anos de 1970 e 1986, e o responsável pela construção do Esporte Clube Banespa.

Iniciou na Maçonaria, uma de suas grandes paixões, em 1976, na Loja Maçônica “União Ituveravense”, onde permanece atuante até hoje. Chegou a receber o título de Grande Benemérito, uma das maiores honrarias da Maçonaria.

Também foi presidente do Conselho do Ituverava Tênis Clube, membro da diretoria do Sindicato Rural de Ituverava, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ituverava (ACII) e fundador e ex-presidente da Associação dos Avicultores da Alta Mogiana.

Presidiu a Fundação Educacional de Ituverava pela primeira vez no mandato de 2001 a 2005.

Ele é casado com Lúcia Helena Moisés Mendonça e tem as filhas Helena Moisés Mendonça, Médica, casada com Dr. João Paulo Vieira dos Santos, filhos: Davi e Felipe; Carina Moisés Mendonça, Advogada, casada com Marcelo Gualberto Nogueira, filhos: Marina e Felipe; Juliana Moisés Mendonça, Médica Veterinária, casada com Seandro Duarte Esteve, filhos: César Neto e Maria Fernanda.

Homenageadas
Também foram homenageadas Lúcia Helena Moisés Mendonça, esposa do presidente César Luiz Mendonça; e Maria Tereza Menezes Barbosa, esposa do diretor-executivo Roberto Inácio Barbosa, que receberam buquês de rosas.

Fotos

DSC01501

DSC01489

DSC01505

DSC01553

Fonte: Tribuna de Ituverava

Veja Também

Prev Next