Imprimir

Ex-aluna da FFCL foi aprovada no curso de mestrado da UNESP

A bióloga Ana Maria Falcão Filgueira, 23 anos, formada pelo curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, foi aprovada no curso de mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca da Unesp.

Em entrevista concedida à Tribuna de Ituverava, a jovem fala sobre a conquista. “Optei pelo mestrado nesta área, pois sou apaixonada pela área da educação e desde a faculdade, quando tive a oportunidade de participar do projeto Pibid ( Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), tive a certeza que minha vontade era lecionar”, afirma.

“No último ano de faculdade, comecei a procurar nos sites, faculdades que tivessem mestrado em educação e optei primeiramente pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mas participei do processo seletivo e fiquei como aluna especial. No segundo semestre de 2015, um ex-orientador me enviou o folder com a publicação da abertura do processo seletivo do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Análises de Políticas Públicas da Unesp-Franca e eu resolvi me inscrever”, ressalta.

Etapas
Ana Maria explica que o processo seletivo foi dividido em três etapas. “A primeira foi a prova de proficiência em língua estrangeira; a segunda prova escrita cujo tema foi sorteado no dia da prova, e a terceira fase a entrevista e argüição do projeto com os possíveis orientadores. As etapas ocorreram no final de 2015 e quando o resultado saiu eu estava em primeiro lugar na lista de espera, mas no começo de fevereiro fui chamada”, lembra.

FFCL
Ana Maria ressalta a importância da FFCL na sua aprovação. “Desde a faculdade, eu contei com o incentivo dos professores para que eu seguisse em frente, tive auxílio da professora Marislei Maso para estruturar meu projeto e mesmo na condição de ex-aluna tive todo apoio da FFCL, que disponibilizou os livros dos assuntos cobrados na prova escrita”, diz.

“Agradeço primeiramente a Deus, aos meus pais, que me deram todo apoio, e a todos da FFCL, que fizeram parte dessa caminhada, porque sozinha a gente não consegue nada”, ressalta.

“Gostaria de dizer para os alunos dos cursos de licenciatura que busquem aperfeiçoamento na área da educação, e para aqueles que desejam seguir esse caminho, a dica é que mantenham a leitura em dia, busquem na internet o curso de pós-graduação que desejam, procurem entender como funciona as etapas do processo seletivo, mantenham o foco e, principalmente, tenham em mente o tema do qual quer realizar a pesquisa e desenvolvam um pré-projeto, pois será essencial na aprovação”, destaca.

A bióloga Ana Maria Falcão Filgueira, 23 anos, é filha de Carlos Antônio Barbosa Filgueira e Regina Célia da Silva Falcão Filgueira.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Veja Também

Prev Next