Imprimir

III Encontro Institucional PIBID/FFCL

No dia 26/09/2015 foi realizado o III Encontro Institucional do PIBID para socialização das ações realizadas pelos subprojetos dos cursos de Biologia, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Participaram do evento aproximadamente 70 bolsistas de iniciação à docência, supervisores e coordenadores de área. No período da manhã o tema discutido foi sobre os “Desafios da profissão docente”, com a palestra proferida pela Profa. Dra. Maria Aparecida Zero. Após almoço, oferecido pela direção da FFCL, foi realizada a palestra da Profa. Dra. Ana Maria Comparini que abordou sobre a Escrita científica. Em seguida os participantes se reuniram em subgrupos para avaliação dos impactos das ações dos subprojetos.  As discussões nos subgrupos demonstraram a relevância do PIBID na formação dos licenciandos, na formação continuada dos professores supervisores e na implantação de novas estratégicas didáticas nas escolas parceiras.

 

 
Imprimir

III Encontro PIBID/FFCL

O III Encontro PIBID/FFCL tem como objetivos socializar os resultados dos trabalhos realizados pelos subprojetos que compõem o projeto institucional PIBID/FFCL e avaliar a contribuição do programa na formação dos licenciandos e nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas parceiras. O evento será realizado no dia 26/09/2015, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, no período das 8h30 às 16h30.

PÚBLICO: bolsistas de iniciação à docência, alunos da graduação, supervisores, coordenadores de área, diretores das escolas e profissionais da Secretaria de Educação do Município de Ituverava.

PROGRAMAÇÃO

8h30 - 9h - Credenciamento

9h - 9h30 - Abertura do evento (Direção da FFCL, Coordenação Institucional do PIBID e Secretaria da Educação de Ituverava)

9h30 - 10h30 - Conferência - Os desafios da profissão docente
Profa. Dra. Maria Aparecida Zero

10h30 -10h45 - Intervalo para o café

10h45 - 12h15 - Apresentação das ações desenvolvidas pelos  subprojetos

12h15 -13h30 - Intervalo para o almoço

13h30 - 14h30 - Conferência- A escrita científica: a elaboração de artigos acadêmicos.
Profa. Dra. Ana Maria Comparini

14h30 - 15h30 - Grupos de Discussão para avaliação dos impactos do PIBID na formação dos licenciandos e na inovação das práticas pedagógicas.

15h30 - 16h30 - Plenária e encerramento

Imprimir

Feira do Livro

Nos dias 21 e 22 de mais de 2015, os bolsistas do Subprojeto de Letras participaram da Feira do Livro promovida pelo COC/FFCL. Os bolsistas montaram um estande com a exposição de cordéis, para divulgar a literatura popular, e com a apresentação de trabalhos produziNos dias 21 e 22 de mais de 2015, os bolsistas do Subprojeto de Letras participaram da Feira do Livro promovida pelo COC/FFCL. Os bolsistas montaram um estande com a exposição de cordéis, para divulgar a literatura popular, e com a apresentação de trabalhos produzidos por alunos da EMEF Jd. Guanabara, que participam do projeto, como resultado das atividades desenvolvidas pelos bolsistas.

Imprimir

VII Semana Pedagógica 2015

De 25 a 29 de maio de 2015, foi realizada na FFCL a VII Semana de Letras, Pedagogia e Matemática: Práticas Pedagógicas em Linguagens e Educação. Os alunos bolsistas do Subprojeto de Letras, Leandra Zanelato, Lívia Oliveira, Luís Gabriel de Faria, Maria Vilma Costa e Thiago Nogueira, juntamente com a coordenadora de área Profa. Dra. Lisângela Guiraldelli, marcaram presença no evento expondo painel intitulado “O gênero cordel em sala de aula como instrumento de reflexão”. A exposição foi bastante produtiva e houve muita troca de conhecimento entre os participantes.

 

Imprimir

XII CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO da ASSOCIACÃO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM LÍNGUA PORTUGESA (AICSHLP).

No período de O1 a 05 de fevereiro de 2015, em Lisboa – Portugal, aconteceu o XII CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO da ASSOCIACÃO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM LÍNGUA PORTUGESA (AICSHLP). Participaram deste evento as professoras do curso de Pedagogia da FFCL Profa. Dra.Maria Madalena Gracioli, Profa. Dra. Lisângela A. Guiraldelli, Profa. Dra. Fátima Gonini, Profa. Ms. Priscila Alvarenga Cardoso e a Profa. Dra. Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade. As professoras Maria Madalena e Priscila Alvarenga   coordenadoras de área do subprojeto de Pedagogia e a professora Lucimary Andrade, coordenadora institucional do PIBID/FFCL, apresentaram   comunicação dentro do Grupos Temático “Desafios do ensino superior nos países lusófonos-inclusão, internacionalização e reestruturação”, intitulada:  FORMAÇÃO SUPERIOR: PERFIL E EXPECTATIVAS DOS GRADUANDOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INIICAÇÃO À DOCÊNCIA. A participação no evento foi muito importante para dar visibilidade ao Programa Institucional de Iniciação à docência (PIBID) desenvolvido na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras com a participação dos cursos de graduação de Pedagogia, História, Matemática, Biologia e Letras.

CURSO TÓPICOS DE GRAMÁTICA

Nos dias 21 e 28 de março e 18 e 25 de abril de 2015 foi ministrado pelas professoras Dra. Ana Maria Comparini e Dra. Lisângela A. Guiraldelli, com carga horária de 40 hs, o curso Tópicos de Gramática. O curso teve como objetivo auxiliar na busca, no desenvolvimento e no aprimoramento do conhecimento da Língua Portuguesa, suas funções e usos. Participaram do curso alunos bolsistas do PIBID e licenciandos dos cursos de Letras e Pedagogia.

O I SEMINÁRIO PIBID/SUDESTE E III ENCONTRO ESTADUAL DO PIBID/ES tem como tema AVALIAÇÃO, PERSPECTIVAS E METAS e ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2015,em Vitória, ES.

O Seminário tem por objetivo criar espaços de discussão referente à avaliação, perspectivas e metas da formação inicial e continuada  de professores  e permitir momentos de integração entre os bolsistas do PIBID da região Sudeste.

Pretende-se, ainda, a exposição e socialização dos trabalhos acadêmicos do  PIBID de forma interdisciplinar, favorecendo a interação entre bolsistas ID, bolsistas professores supervisores, professores da Educação Básica e das  IES,  de forma que sejam apontadas e sugeridas perspectivas e metas para o aperfeiçoamento das ações do PIBID.

O  público-alvo são os bolsistas do PIBID, professores e estudantes de graduação, pós-graduação, professores da Educação Básica e demais profissionais e pesquisadores da área da Educação.

Maiores informações :  http://www.pibidregiaosudeste.com.br/