Imprimir

V Encontro PIBID/FFCL será no dia 28/10/2017

banner pibidNo dia 28/10/2017 acontecerá o V ENCONTRO PIBID/FFCL. O evento tem como objetivos socializar os resultados dos trabalhos realizados pelos subprojetos que compõem o projeto institucional PIBID/FFCL e avaliar a contribuição do programa na formação dos licenciandos e nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas parceiras. Estão previstas atividades de palestras, debates e minicursos destinadas aos bolsistas de iniciação à docência, aos professores supervisores e aos coordenadores de área dos subprojetos. A palestra proferida pela Profa. Ma. Sofia Muniz Alves Gracioli,
“O professor no século XXI e a valorização do trabalho docente”, acontecerá às 9h, no salão nobre da Faculdade e será aberta a todos os graduandos dos cursos de Biologia, História, Letras e Pedagogia.


PROGRAMAÇÃO DO V ENCONTRO PIBID/FFCL

8h30 às 9h- Credenciamento

9h às 10h- Palestra- O professor no século XXI e a valorização do trabalho docente Profa. Ma. Sofia Muniz Alves Gracioli

10h às 10h30- Intervalo para o café

10h30 às 12h - Grupos de discussão para socialização das ações dos subprojetos e avaliação dos impactos do PIBID na formação dos licenciandos e na inovação das práticas pedagógicas.

12h às 13h30- Intervalo para o almoço

13h30 às15h30- Minicursos: Tecnologias e Educação - Prof. Me. Rodrigo Tavarayama
Diversidade e Educação-Prof. Me. Márcio Andreza Reis

15h30 às 16h-Plenária e encerramento.

Imprimir

Alunos, supervisores e professores coordenadores do PIBID/FFCL participaram do VI Simpósio de Educação e o III Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação no Centro Universitário Municipal de Franca

banner pibid 2017 2Alunos, supervisores e professores coordenadores do PIBID/FFCL participaram do VI Simpósio de Educação e o III Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação no Centro Universitário Municipal de Franca, que aconteceu nos dias 30 de agosto a 01 de setembro de 2017. As alunas do curso de Letras, Fabiana A.B. Barbosa, Cíntia A. Garcia Felício e Isadora Silva Gomes, juntamente com a Profa. Lisângela Guiraldelli apresentaram a comunicação oral: “Um trabalho com a esfera jornalística: o jornal em sala de aula” e as alunas Laís Freitas Oliveira, Leandra A.S. Zanelato e a Profa. Lisângela Guiraldelli apresentaram o trabalho: “Um trabalho com a esfera literária: o Cordel em sala de aula”. Os alunos do curso de História, Diego dos Santos, Jorge Luís Silvério e Maria Eugênia Galindo e a Profa. Ana Maria Ribeiro Tanajura Jabur apresentaram o trabalho: Observatório do tempo presente: uma experiência no ensino de História a partir do PIBID.  As alunas Larissa Fernanda Barbosa e Aline Virgínia Scorsato, juntamente com a professora supervisora do PIBID de História, Silvana da Silva Avanci, apresentaram o trabalho: “Ensino de História: o Egito em história em quadrinhos”. Também foi apresentado o trabalho “O professor e a política educacional brasileira”, elaborado pelo aluno Jorge Luís de Oliveira e pela Profa. Ana Maria Ribeiro Tanajura Jabur. As professoras, Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade, Maria Madalena Gracioli e Priscila Alvarenga Cardoso Gimenes, apresentaram o trabalho “PIBID: a experiência do subprojeto de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava”.

img18102017 01

img18102017 02

img18102017 03

Imprimir

III Encontro PIBID/FFCL

O III Encontro PIBID/FFCL tem como objetivos socializar os resultados dos trabalhos realizados pelos subprojetos que compõem o projeto institucional PIBID/FFCL e avaliar a contribuição do programa na formação dos licenciandos e nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas parceiras. O evento será realizado no dia 26/09/2015, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, no período das 8h30 às 16h30.

PÚBLICO: bolsistas de iniciação à docência, alunos da graduação, supervisores, coordenadores de área, diretores das escolas e profissionais da Secretaria de Educação do Município de Ituverava.

PROGRAMAÇÃO

8h30 - 9h - Credenciamento

9h - 9h30 - Abertura do evento (Direção da FFCL, Coordenação Institucional do PIBID e Secretaria da Educação de Ituverava)

9h30 - 10h30 - Conferência - Os desafios da profissão docente
Profa. Dra. Maria Aparecida Zero

10h30 -10h45 - Intervalo para o café

10h45 - 12h15 - Apresentação das ações desenvolvidas pelos  subprojetos

12h15 -13h30 - Intervalo para o almoço

13h30 - 14h30 - Conferência- A escrita científica: a elaboração de artigos acadêmicos.
Profa. Dra. Ana Maria Comparini

14h30 - 15h30 - Grupos de Discussão para avaliação dos impactos do PIBID na formação dos licenciandos e na inovação das práticas pedagógicas.

15h30 - 16h30 - Plenária e encerramento

Imprimir

III Encontro Institucional PIBID/FFCL

No dia 26/09/2015 foi realizado o III Encontro Institucional do PIBID para socialização das ações realizadas pelos subprojetos dos cursos de Biologia, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Participaram do evento aproximadamente 70 bolsistas de iniciação à docência, supervisores e coordenadores de área. No período da manhã o tema discutido foi sobre os “Desafios da profissão docente”, com a palestra proferida pela Profa. Dra. Maria Aparecida Zero. Após almoço, oferecido pela direção da FFCL, foi realizada a palestra da Profa. Dra. Ana Maria Comparini que abordou sobre a Escrita científica. Em seguida os participantes se reuniram em subgrupos para avaliação dos impactos das ações dos subprojetos.  As discussões nos subgrupos demonstraram a relevância do PIBID na formação dos licenciandos, na formação continuada dos professores supervisores e na implantação de novas estratégicas didáticas nas escolas parceiras.

 

 
Imprimir

VII Semana Pedagógica 2015

De 25 a 29 de maio de 2015, foi realizada na FFCL a VII Semana de Letras, Pedagogia e Matemática: Práticas Pedagógicas em Linguagens e Educação. Os alunos bolsistas do Subprojeto de Letras, Leandra Zanelato, Lívia Oliveira, Luís Gabriel de Faria, Maria Vilma Costa e Thiago Nogueira, juntamente com a coordenadora de área Profa. Dra. Lisângela Guiraldelli, marcaram presença no evento expondo painel intitulado “O gênero cordel em sala de aula como instrumento de reflexão”. A exposição foi bastante produtiva e houve muita troca de conhecimento entre os participantes.