Imprimir

História

História - Licenciatura
Duração: 4 anos
Período: Noturno
Coordenador: Prof. Msc. Antonio Marco Ventura Martins
Fale com o Coordenador: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

GRADE CURRICULAR
 
PROJETO PEDAGOGICO DO CURSO
Objetivo

Forma particular de lidar com as temporalidades e com a exigência de uma formação específica que habilite o profissional de História a um trabalho com variadas fontes documentais, respeitando em cada caso os parâmetros sociais e culturais de seu contexto de formação época a época.

Competências

Para atender às novas demandas formativas para um profissional de nível superior, espera-se que os formandos em História tenham não apenas uma grade curricular adequada a uma nova realidade, mas também sejam criativos, reflexivos e críticos e tenham caráter inovador no desenvolvimento das disciplinas que a comporão, fazendo uso de recursos metodológicos e tecnológicos, alterando, de forma substancial, o modelo que vem sendo seguido por grande parte dos professores universitários.

Objetiva-se com isso, desenvolver as seguintes competências e habilidades:

  • Dominar as diferentes concepções que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;
  • Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
  • Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua interrelação;
  • Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;
  • Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural;
  • Competência na utilização da informática;
  • Conhecer a pluralidade de fundamentos teóricos e metodológicos que sustentam as múltiplas facetas da produção humana, evitando categorizações meramente redutoras e funcionais, buscando devolver aos processos históricos sua carga de complexidade e dinamicidade;
  • Aquisição de conhecimento e domínio do tratamento, classificação e análise de fontes históricas;
  • Pautar-se por princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, para atuar como profissional e cidadão;
  • Domínio dos conteúdos básicos que são objeto de ensino-aprendizagem no ensino fundamental e médio;
  • Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitem a transmissão do conhecimento para os diferentes níveis de ensino;
  • Analisar, produzir e avaliar criticamente materiais didático-pedagógicos, possibilitando o diálogo entre a pesquisa e o ensino de História
Mercado de trabalho

O trabalho mais comum é na área de licenciatura, atuando em colégios de ensino fundamental e médio, cursinhos pré-vestibulares ou instituições de ensino superior. Além disso, o profissional de História pode lidar com centros de educação, pesquisa e gestão de arquivos públicos ou privados; operar no setor de turismo histórico e cultural, em museus e exposições de arte. Trabalhar com preservação do patrimônio e resgate histórico e ainda  desempenhar um papel muito importante na reconstrução de momentos históricos para filmes, novelas e peças de teatro que passem em um determinado momento do passado.

Estrutura Curricular

A estrutura curricular é a articulação que se objetiva  entre conteúdos e metodologias, tendo em vista que o abordar de forma associada, os conteúdos e o respectivo tratamento didático é condição essencial para a formação docente. História antiga, medieval, moderna e contemporânea; História do Brasil; História da América, História da África; Historiografia; Sociologia; Filosofia; Antropologia; Filosofia da Educação; Sociologia da Educação; Psicologia da Educação; Tecnologia educacional e Didática são as disciplinas básicas do curso.

Veja Também

Prev Next