Imprimir

Pedagogia

Pedagogia - Licenciatura
Duração: 4 anos
Período: Noturno
Coordenador: Profa. Dra. Maria Madalena Gracioli
Fale com o Coordenador: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

GRADE CURRICULAR
 
 
PROJETO PEDAGOGICO DO CURSO
Objetivo

Formar profissionais portadores de conhecimentos relacionados com a ciência pedagógica e a pesquisa, abordando o fenômeno educativo nas suas múltiplas dimensões: sociais, políticas, econômicas e culturais tendo em vista as situações históricas e atuais da realidade brasileira.

Competências

O pedagogo é um profissional da educação que atua nos diferentes setores de atividades educativas: instituições de ensino, secretarias de educação, nas áreas de políticas públicas, planejamento, pesquisa e administração; instituições escolares, compreendendo as  áreas da prática pedagógica (docência, administração, supervisão e orientação do ensino) e outras dos processos educativos não formais, bem como em outras áreas nas quais sejam previstas conhecimentos pedagógicos.

    Áreas de atuação:

  • Docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal, na Educação de Jovens e Adultos, assim como na Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
  • Gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
  • Orientação, coordenação e supervisão de processos educativos;
  • Empresas, hospitais, organizações não governamentais;
  • Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
  • Em áreas emergentes do campo educacional.
Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para pedagogos é um setor em expansão, principalmente porque o número de alunos tende a aumentar devido ao crescimento demográfico, e, o Brasil ainda não alcançou as metas mundiais de erradicação do analfabetismo e de melhoria na qualidade da educação. O aumento no número de escolas privadas também reforçou o mercado de trabalho para os professores e gestores educacionais.
Outro campo importante de trabalho para o pedagogo é o desenvolvimento de projetos pedagógicos para instituições de ensino e reabilitação, desenvolvendo ações sócio-educativas com menores infratores e crianças com distúrbios de comportamento. O ensino para crianças com necessidades especiais de aprendizagem também está em alta, as novas leis de inclusão abrem um forte campo de trabalho para quem é especialista em educação especial.
Mas, nem só de aulas vive o pedagogo, ele também trabalha na gestão de escolas, orientação educacional, coordenação pedagógica, supervisor escolar, além dos trabalhos fora do ambiente escolar na aprovação de produtos pedagógicos como brinquedos e livros. Pode acompanhar a produção de programas infantis para televisão e rádio. Participa de projetos de jogos eletrônicos e sites para crianças. Também é cada vez mais requisitado o seu trabalho em empresas e hospitais.

Estrutura Curricular

Ciências humanas e sociais aplicadas, metodologias específicas, educação inclusiva, estrutura e funcionamento do sistema de ensino, tecnologias educacionais, cidadania e direitos humanos, gestão escolar, Libras, arte e educação visual, musical e dramática, além de didática e práticas de ensino.

Estágio – obrigatório

Veja Também

Prev Next