Imprimir

Horário de Provas Substitutivas e Exames

Confira as datas das provas substitutivas e exames. Estão disponíveis no momento apenas os horários que foram definidos, em breve todos outros horários serão divulgados.

 

Fiquem atentos as datas, horários e número das salas.

 

SUBSTITUTIVAS

 - Administração

 - Ciências Biológicas

 - Ciências Contábeis

 - Engenharia Civil

 - Engenharia Mecânica

 - Engenharia Produção

 - Engenharias 3º, 9º DP

 - História

 - Letras

 - Pedagogia

 

EXAMES

 - Administração

 - Ciências Biológicas

 - Ciências Contábeis

 - Engenharia Civil

 - Engenharia Mecânica

 - Engenharia Produção

 - Engenharias 3º, 9º DP

 - História

 - Letras

 - Pedagogia

 

Imprimir

Alunos dos cursos de engenharia mecânica e de produção realizaram uma visita técnica na industria Busa.

banner eng visita busa

Alunos dos cursos de engenharia mecânica e de produção realizaram uma visita técnica, na noite de terça-feira (30 ), nas instalações da Industria Busa, em Guará-SP.

Na visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os processos de fabricação de uma usina de beneficiamento de algodão. Toda atividade foi conduzida pelo Sr. Busa, presidente da empresa.

Os professores Evaldo, Sachetto e Mombuca acompanharam os alunos nessa importante atividade extraclasse.

5a6df5a3 18da 4c97 ba66 9bece68a1cb4

158c4b67 dad4 4d0c 845c 813180ee90d3

Imprimir

5ª Semana de Engenharia Mecânica e de Produção

banner sem eng mec 2018 small

Estão abertas as inscrições para a 5ª Semana de Engenharia Mecânica e de Produção. Para inscrever-se acesso o portal de eventos da Fundação Educacional de Ituverava clicando no link abaixo:

http://eventos.feituverava.com.br/

 

Veja o CARTAZ DO EVENTO

 

PROGRAMAÇÃO

Palestras  
Local: Salão Nobre   
  Horário Palestrante Tema salão nobre
Segunda-feira 19:00 hs às 20:50 hs Diversos Mesa redonda de conversas com os empresários
20:50 hs às 21:10 hs Coffee break  
21:10 hs às 22:20 hs   Teste das pontes de espaguete
Terça-feira 19:00 hs às 20:50 hs Prof. Fernando Del Monte O papel do Engenheiro depois de formado salão nobre
20:50 hs às 21:10 hs Coffee break    
Quarta-feira 19:00 hs às 20:50 hs Inpev Inpev + Campo limpo com o processo de logística reversa e riciclagem sala 11
20:50 hs às 21:10 hs Coffee break    
21:10 hs às 22:20 hs   Apresentação do nucleo integrador do 2° Sem sala 11
Quinta-feira 19:00 hs às 20:50 hs VLI LOGISTICA INTEGRADA sala 11
20:50 hs às 21:10 hs Coffee break    
21:10 hs às 22:20 hs      
Sexta-feira 20:50 hs às 22:20 hs Confraternização Pátio  

 

Minicursos (à noite)    
Local: Laboratório das Engenharias/ Sala de aula (à definir)    
  Horário Aplicador Tema Duração do minicurso Turma Nº de vagas sala 
Terça feira-feira              
21:10 hs às 22:20 hs Mombuca Qualidade de vida no trabalho 3 horas Eng. Produção 20 41
Terça-feira 19:15  as 22:20 Raul  Tratamento de materiais 3 horas Eng> Mec/prod 15 50
Terça-feira 21:10 hs às 22:20 hs Fernando Del Monte Combustão interna (sala) 2 horas Eng. Mecânica 20 49
quarta feira  19:15  hs as 22:20 hs Ciro Abe  Lean  3 horas Eng.Mec/Prod 20 47
Minicursos (à tarde)    
Local: Laboratório das Engenharias/ Sala de aula (à definir)    
  Horário Aplicador Tema Duração do minicurso Turma    
Terça-feira 14 hs às 18 hs João Paulo Sachetto Soldagem MAG 4 hs Eng. Mec/Prod 15 24
QUINTA-FEIRA 14 hs às 18 hs ELI TADEU MIRA TÉCNICAS DE RENDERIZAÇÃO NO PROGRAMA SOLIDWORKS 4 hs Eng. Mecânica 20 lab 3
Minicursos (à tarde/ à noite)    
Local: Laboratório das Engenharias/ Sala de aula (à definir)    
  Horário Aplicador Tema Duração do minicurso Turma    
terça feira 14 hs as 22 hs Ciro Abe  Simulação Industrial  8 hs Engenharia mec. 15 lab 3
               
Imprimir

FFCL promove 1º Encontro Profissionais do Futuro

banner profissionais do futuroEvento aconteceu na Escola Capitão Antônio Justino Falleiros sobre carreiras e áreas que podem.

Na quinta-feira, dia 13 de setembro, aconteceu o 1º Encontro de Profissionais do Futuro, promovido pela FFCL (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras) na Escola Estadual de Ensino Médio Capitão Antônio Justino Falleiros.

O objetivo foi de atingir cerca de 200 jovens, maioria estudantes inscritos de segundo e terceiro ano do ensino médio. O evento teve cinco etapas, com cinco palestras,que através da pesquisa realizada com os alunos, com levantamento que foram apresentadas carreiras e áreas que desejam e podem seguir. A abertura foi proferida pelo professor da FFCL professor Matheus Tokairin, tendo em seguida o professor Rodrigo Ricardo abordando sobre tecnologias e engenharias, simultaneamente com a aluna Júlia Gomes que tratou “Os desafios da vida universitária”.

“Negócios do futuro” foi o assunto proferido pelo professor Gabryel Sola e finalizando com a Professora Letícia Nicioli, com o tema “Profissões do campo e os novos desafios”. Conforme explicou o professor Matheus, esse projeto foi proposto pela Fundação Educacional, sendo ligado à área de extensão acadêmica. “Pelo contexto que o país está passando, que as fundações, as universidades, elas têm que se aproximar ainda mais, principalmente da escola pública, oferecer esses recursos, para que estes jovens tenham opções, para que a gente possa apoiar a tomada de decisão deles”, explicou o professor responsável pelo projeto. “A Fundação Educacional busca colaborar com o ensino de qualidade em todas as etapas da educação”, argumentou.

De acordo com Tokairin, a entidade mantenedora da FFCL e da Fafram e dos Colégios Nossa Senhora do Carmo-Coc e Liceu Van Gogh-Anglo, defende o processo de construção de uma sociedade justa, igualitária e democrática. “Isso transita fundamentalmente pela promoção do indivíduo no exercício de sua cidadania plena”, lembrou. “Assim como o ensino e a pesquisa, os projetos de extensão acadêmica estão comprometidos com o desenvolvimento social e econômico da nossa região, que neste projeto específico da escola Justino busca auxiliar os jovens estudantes a compreenderem melhor a importância do estudo para a construção de sua vida e realização de seus sonhos”, comenta o palestrante.

De acordo com a diretora da escola professora Renata Pontes, esse encontro teve seu ponto de partida em agosto, com a presença do diretor da FFCL, professor Doutor Antônio Luís de Oliveira Toca, que dialogou com os alunos, fez a introdução do tema e teve continuidade com o evento. Ainda segundo o professor Matheus Tokairin, o projeto é amplo, embora seja, o primeiro, outros ocorrerão para culminarem com uma Feira de Profissões na escola estadual “É muito importante convidarmos os nossos professores, que têm experiência de mercado e uma excelente formação acadêmica para voltar para a escola pública, compartilhar os conhecimentos, tirar as dúvidas dos estudantes, estimular que essa juventude não desista de cursar uma faculdade e que tenha consciência na escolha da profissão”, completa. Ele informou que os próximos passos do projeto é visitar um conjunto de escolas públicas da região até o final de outubro, tendo o Justino como projeto piloto pela proximidade física e importância que tem para Ituverava. “Uma escola que contribui na formação desses meninos, na tradição que tem pois temos uma grande parte de alunos na FFCL que são do Justino, então temos um compromisso moral de apoiar o máximo possível”, explicou.

O professor e coordenador da Escola Justino, Kleber Gonini Silvestre, um dos organizadores do evento, salientou a importância do assunto abordado, para a vida acadêmica dos alunos. “Eu acho muito interessante as palestras no sentido de todos os alunos resolverem suas angustias e eles terminarem com essa questão de chegar ao final do Ensino Médio e não saberem qual caminho tomar”, salienta o coordenador. “Então nós dividimos pelas áreas de interesse deles e montamos a palestra, com a parceria da FFCL e FAFRAM que nos brindaram com seus professores qualificados para poderem justamente dar a entender aos alunos o quê eles realmente enfrentarão na vida lá fora e também pela faculdade”, comenta Silvestre.

Ele afirmou que a diretora Renata fez o contato com o FFCL e resultou na parceria entre a direção da Escola Justino com a FFCL e a Fafram. “Pretendemos fazer outras, sem dúvidas, justamente para encaminhar esses alunos nossos, especificamente esses que estão saindo, para que eles não fi quem órfãos, para que eles possam ir para uma área que têm interesse, que eles querem muito seguir na vida acadêmica e no trabalho”, finaliza o coordenador da escola.

Imprimir

Diretório Acadêmico de Engenharia tem nome de Mauro Bernardes Bueno

banner da civilFazendo parte da programação da Semana das Engenharias na FFCL (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava), aconteceu na noite de terça-feira, dia 16 de outubro, homenagem ao patrono do DA (Diretório Acadêmico) dos cursos de Engenharia, que recebeu a denominação de “Engenheiro Mauro Bernardes Bueno”. A homenagem contou com as presenças do diretor da FFCL, Antônio Luís de Oliveira “Tóca”, os conselheiros da FE (Fundação Educacional de Ituverava), Paulo César da Luz Leão e Luiz Carlos Rodrigues “Busa”, o presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Ituverava, Leandro Galindo Vitor e o vereador Adauto Barbosa de Matos. Em entrevista, o homenageado declarou que para ele, representa muito o gesto da FFCL por meio de sua direção e alunos.

“Sou engenheiro civil desde 1976, mas acho que de coração desde sempre, foi sempre minha profissão escolhida e amada, sempre me dediquei a ela, continuo trabalhando e veio coroar este lado de idealismo, ser o patrono do diretório acadêmico da Faculdade de Engenharia de Ituverava é uma grande honra”, afirmou Mauro. Questionado sobre o mercado de trabalho para os futuros engenheiros, Mauro ressaltou não estar diferente das demais profissões atualmente. “Está difícil, mas a esperança é grande uma vez que o país deve mudar de rumo e como o país precisa de mais engenheiros acho que todos terão sucesso”, destacou O patrono do DA é formando em 1976 pela Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Uberlândia. Bueno lembra que escolheu a profissão por gosto e espontaneidade, sem ser influenciado por ninguém, profissão de coração.

O homenageado é um dos fundadores de Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Ituverava. “Em 1976, quando a cidade quase não tinha engenheiros, eu estava iniciando a profissão e fui um dos primeiros, com outros companheiros e amigos conseguimos fundar a Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Ituverava que hoje presta um serviço relevante para os profissionais”, comentou Mauro que denomina também a sede da AEAAI, fundada em 1982.

“Fiquei muito honrando pela homenagem feita pelos futuros colegas da engenharia civil e das demais engenharias para ser patrono do Diretório Acadêmicos da engenharia de Ituverava”, completou.

“Aos futuros colegas eu posso garantir, escolheram a mais bela das profissões, agradeço ao diretor da FFCL, diretoria e conselho da Fundação Educacional e principalmente aos alunos, podem contar comigo”, completou Mauro que é diretor da empresa MB Saneamento e Pavimentação Ltda. Ele é casado com Joana Maria Cavallari Bueno e tem o filho Guilherme Cavallari Bueno.

Fonte: Jornal o Progresso

Imprimir

Realização da 4ª Semana da Engenharia Civil

banner sem eng civil 2018Entre os dias 15 e 19 de outubro, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, promoveu a 4ª Semana da Engenharia Civil. O evento contou com palestras e minicursos e reuniu 111 estudantes do curso de Engenharia Civil da FFCL e profissionais da área. Abrindo a semana, dia 15, foi proferida a palestra “Ética Profissional”, pelo engenheiro agrônomo, Leandro Galindo Vitor, que também é engenheiro de Segurança e Saúde do Trabalho. No mesmo dia, Roberto Chust Carvalho, que é Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos, autor do Livro: “Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado”, livro do qual ele doou 03 exemplares que foram sorteados para os alunos. Roberto Chust proferiu a palestra sobre o tema “Novas utilizações do concreto armado e protendido”. Na terça-feira, 16 de outubro, o tema da palestra foi “Gestão de obras rodoviárias”, proferida pelo Analista em Infraestrutura de Transportes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Jônatas D’Alma Costa Santos. Além da palestra, na terça-feira, os membros do Diretório Acadêmico do curso de Engenharia Civil, entregaram uma placa de homenagem ao engenheiro e empresário Mauro Bernardes Bueno, por ter cedido seu nome ao Diretório e aceitado o convite para ser seu patrono. Dando continuidade à programação, na quarta-feira, dia 17, foi proferida a palestra “Inovações tecnológicas nas estruturas metálicas”, pelo Engenheiro Civil e professor Titular da UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -CAMPUS Ilha Solteira, Prof. Dr. Renato Bertolino Júnior. Na quinta-feira, dia 18, o Mestre em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil e sócio das empresas Gilenge Engenharia e QuiConcreto, Rodrigo Teodoro, discorreu sobre o Tema: “Corrosão de armaduras em concreto armado”. No dia 18 também podemos contar com uma feira de exposições, com participação das empresas: Comercial Mendonça e Drone Agro. Alem disso, foram sorteados 03 livros relacionadas a diferente áreas de engenharia civil, dentre elas: construção civil e estruturas. Todos os dias após as palestras e minicursos foi oferecido um delicioso coffee break.

Minicursos

Os minicursos – realizados sexta-feira, 19 de outubro – foram “Métodos computacionais aplicados à Engenharia”, pelo Físico e Mestre em Ciências, João Matheus de Oliveira Silveira; “Ensino de comportamento de estruturas com FTool”, pelo especialista em Estruturas de Concreto e Fundações e doutorando em Sistemas Estruturais e Construção Civil, Wallison Angelim Medeiros, e “Patologia das Estruturas de Concreto”, pelo mestrando em Engenharia Civil Lucas Henrique Lozano Dourado de Matos.Também foram ministrados os minicursos “Introdução ao dimensionamento de estruturas de concreto armado por meio do software AltoQi Eberick”, pelo professor da Engenharia Civil na FFCL, Rodrigo Teodoro e “Planejamento e controle de obras com MS- Project”, pelo Mestre em Engenharia Civil com ênfase em Estruturas e Sócio-diretor da empresa Tékhton Soluções em Engenharia, Paulo Henrique Batista

Responsável pelo novo formato

A professora do curso de Engenharia Civil da FFCL, Prof. Msc. Tayla Castilho Criado fala sobre o evento: - “Apresentamos este ano uma Semana com um novo formato, em parceria com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Ituverava (AEAAI), que teve uma participação muito ativa durante o evento, além da participação da comissão organizadora formada pelos alunos do curso de Engenharia Civil e com apoio de algumas empresas da cidade, que contribuíram para a organização”, afirma Tayla. “Nossa maior preocupação quando estávamos organizando o evento, era desenvolver um evento que pudesse contribuir e agregar de forma efetiva com formação dos alunos, por isso planejamos a Semana com base nessa ideia, para que possamos formar profissionais amplamente capacitados e de alto nível”, completa. As empresas que apoiaram o evento foram: Busa, Comercial Mendonça, Drone Agro, Estruturart, Empresas MB, Coram, Chiquinho – Tintas Residenciais e Automobilísticas, Tekhton – Soluções em Engenharia, Rede de Supermercados Liberdade, UPL, além do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREAP-SP).

Fotos do Evento:

3d82ec32 4d9c 4494 a215 d218ad7998d4

385e27d0 2281 4dc8 a86f b60140d80ebb

842c2d20 c671 4cab 9bfd dc5bbe669756

8876d1c8 1580 4020 9346 e1f7997e6ee7

44502ef1 5dc1 4030 b77d 23e2c7d6f2fd

48188f99 7e58 4778 9d6e 5bd2476c3bcc

b1bbe0c3 ab5b 4d36 b173 8e164798458b

f1eba8cd 5b14 46b5 adb6 057b2c784e77

Imprimir

Alunos de Adm e Contábeis fazem Visita Técnica a Cervejaria Colorado

alunos visita colorado 2018Aconteceu no dia 29 de setembro de 2018, uma visita técnica à fábrica da cervejaria colorado em Ribeirão Preto para que os alunos dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração pudessem conhecer o processo produtivo da cerveja.

Os alunos e professores foram gentilmente recepcionados pela cervejaria onde tiveram a oportunidade de conhecer a fábrica e todo o seu funcionamento junto ao mestre cervejeiro que trabalha na companhia há 22 anos.

Os alunos participaram também do evento de lançamento da cerveja Okto, nova na linha de produtos da marca. A visita foi organizada pelos professores: Lilian Ribeiro, Ricardo Jordão e pela presidente do diretório acadêmico Géssica Duarte.

IMG 8215

IMG 8240 1

IMG 8255

IMG 8259

WhatsApp Image 2018 09 29 at 10.28.47

WhatsApp Image 2018 09 29 at 14.04.29

Veja Também

Prev Next