Imprimir

Alunos de Administração visitam a Coca-Cola em Ribeirão Preto

banner visita adm coca

Alunos dos 5º e 7º ciclos do curso de Administração da FFCL participaram de uma visita técnica no dia 25/04 para conhecer o processo produtivo da Coca-Cola em Ribeirão Preto. Os alunos foram acompanhados e supervisionados pelos professores Prof. Matheus, Prof. Reinaldo e Lilian.

visita adm coca01

visita adm coca02

visita adm coca03

visita adm coca04

Imprimir

Ex-aluna da FFCL recebe prêmio por projeto

banner andreza silvaA ex-aluna do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), Andreza da Silva Barbosa, recebeu o prêmio de Honra e Reconhecimento do Hospital AC Camargo Câncer Center, de São Paulo, devido ao projeto que desenvolveu na instituição de saúde no ano passado, quando estava no último ano do curso.
O tema foi “Desafios e conquistas da Pedagogia Hospitalar: a contribuição pedagógica no processo de aprendizagem da criança hospitalizada em tratamento oncológico” e foi orientado pela professora Priscila Alvarenga Cardoso Gimenes.

Ele foi desenvolvido ao longo de 2016, em seis etapas: Submissão do Projeto de Pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa, Coleta de dados, Análise dos dados, Apresentação dos dados em texto, Redação do texto final e Apresentação oral do trabalho.
O objetivo do trabalho acadêmico foi abordar e discutir sobre as práticas pedagógicas elaboradas e executadas no contexto hospitalar, levando em consideração o trabalho do pedagogo voltado para crianças em fase de tratamento.
Andreza da Silva Barbosa fala sobre o projeto. “Conhecer o trabalho da Shester Heine (Escola Hospitalar do A.C. Camargo) foi uma experiência fantástica e inesquecível. Tive a oportunidade de vivenciar o atendimento pedagógico realizado com as crianças em tratamento oncológico. É um trabalho fantástico e a instituição é um exemplo de que a educação pode sim ocorrer fora dos muros da escola”, afirma.

“Há uma equipe bem preparada para atender as crianças como também uma estrutura com os espaços apropriados para atender a todos. Percebi que esta é a área que quero atuar, pois me identifiquei muito com o tema e com a área hospitalar”, ressalta.

Humanização
Ainda de acordo com ela, o projeto permitiu maior humanização na instituição de saúde. “Fui bem recebida em todos os setores que tive que frequentar no comitê, biblioteca, cantina e também na escola”, conta.

Devido ao destaque de seu projeto, Andreza recebeu uma bolsa integral para o curso de pós-graduação em Psicopedagogia, oferecido pela FFCL.

“Agradeço a todos os que me ajudaram nesse processo, a Deus por estar sempre comigo nos momentos difíceis em que pensei em desistir; ao meu marido que sempre esteve ao meu lado apoiando e compreensivo; a todos os amigos que acompanharam minha luta, aos meus familiares, em especial aos que de São Paulo, pois me receberam sempre bem; à professora Vera Mariza Chaud; à minha orientadora Priscila Alvarenga Cardoso Gimenes e a todos os professores e funcionários da FFCL”, completa.

Ituveravense
Formada em Pedagogia pela FFCL no ano passado, Andreza da Silva Barbosa é filha de Antônio Mário Barbosa e Maria das Graças Rodrigues da Silva e é casada com Aldo Francisco Faria Xavier.

Reconhecimento
De acordo com a responsável institucional do Hospital AC Camargo Cancer Center, Ana Maria Rodrigues Alves Kuninary, o projeto se tornou referência para a instituição de saúde.

“Como responsável pela pesquisa, que hoje é citada em reuniões como exemplo de elaboração em todos os aspectos, agradecemos a participação da Fundação Educacional de Ituverava, da aluna Andreza da Silva Barbosa e da orientadora Priscila Alvarenga Cardoso Gimenes, que se mantiveram em todas as etapas do projeto, que hoje é considerado um dos melhores realizados nesta instituição, na área pesquisada (Pedagogia Hospitalar”, afirma Ana Maria.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Imprimir

Resultado confirma qualidade de Ciências Contábeis

Gabryel Lopes Sola smallO curso de Ciências Contábeis da FFCL (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras) de Ituverava, que obteve nota 4, na avaliação do MEC feita pelo ENADE (Exame Nacional de Desenvolvimento do Ensino) confirma sua qualidade.

O curso tem 50% de aproveitamento no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) para os alunos que prestam pela primeria vez a prova que os credenciam ao mercado profissional.

O coordenador do curso, Gabryel Lopes Sola, ressalta os principais fatores para obtenção da nota referente à prova realizada pelos alunos formados em 2015 e que fizeram parte da primeira turma do curso na FFCL/FE Ituverava.

“Esse resultado foi visto com muita alegria pelos demais alunos do curso de contabilidade, pois é a confirmação de que estão em um curso com qualidade e, espero que isso os motive a cada vez mais explorar todo o potencial que o curso tem a oferecer”, destacou o coordenador.

Progresso: A quais fatores o senhor atribui a nota 4 no ENADE pelo curso de Ciências Contábeis?
Gabryel Lopes Sola: Vários fatores contribuíram. A Fundação que nos fornece uma estrutura e clima excelente de trabalho que nos dá segurança em implantar projetos; os professores que se dedicam e que são preocupados com a qualidade do ensino transmitido aos alunos; os funcionários que nos dão um suporte rápido para resolução de problemas; e aos alunos que se dedicaram (formados) e se dedicam (alunos atuais) durante esses quatro anos para absorver o conteúdo.

Progresso: Qual a importância desta nota para o curso?
Gabryel: Vejo que essa nota reflete o posicionamento da instituição cujo foco são os alunos, ou melhor, a qualidade de ensino transmitido a eles. Portanto, esse é um parâmetro que demonstra isso para a sociedade, e traz confiança na hora de optar por fazer o curso na FFCL. E, para os atuais e ex-alunos, é uma confirmação da qualidade do curso medida por um parâmetro comparativo nacional.

Progresso: Qual a relevância para os formandos, profissionais formados na FFCL e demais alunos?
Gabryel: Acredito que para os formandos essa avaliação traz uma confiança a mais na disputa por vagas no mercado de trabalho, pois eles têm totais condições de concorrer com formandos de qualquer instituição.

Para os profissionais formados, é uma confirmação de que todo o tempo, esforço e recursos empregados na instituição, não foram em vão, ou seja, que fizemos e estamos fazendo o possível para que eles tivessem uma formação de qualidade, voltados para a constante evolução do mercado na área contábil.

Esse resultado foi visto com muita alegria pelos demais alunos do curso de contabilidade, pois é a confirmação de que estão em um curso com qualidade e, espero, que isso os motive a cada vez mais explorar todo o potencial que o curso tem a oferecer.

Ressalto que para o mercado de trabalho também mostra essa confirmação da qualidade dos cursos da instituição, e que os profissionais formados aqui possuem o conhecimento necessário para iniciar sua vida profissional, e para conseguir ascensão na empresa que já estiverem empregados.

Gabryel Lopes Sola
O coordenador de Ciências Contábeis Gabryel Lopes Sola
 

Fonte: Jornal O Progresso

Imprimir

Cronograma de Inscrição de Novos Bolsistas

Programa Escola da Família. 

Cronograma de Inscrição de Novos Bolsistas. 

Informamos que no mês de março/17 estarão abertas as inscrições para novos candidatos à Bolsa Universidade, no âmbito do Programa Escola da Família, para início das atividades nas escolas em abril de 2017.

Segue o cronograma detalhado das ações previstas no período de 06/03 a 01/04/17:

  • 06 a 15.03.17- inscrição de novos candidatos à bolsa de estudos;
  • 06 a 17.03.17 - prazo para entrega da documentação pelos candidatos nas Diretorias de Ensino;
  • 06 a 21.03.17 - aprovação no site das fichas de inscrição dos novos candidatos pelas Diretorias de Ensino e pelas Instituições de Ensino Superior;
  • 22.03.17- processamento da classificação e divulgação dos resultados para as Diretorias de Ensino e candidatos;
  • 22 a 30.03.17 - encaminhamento pelas DEs dos bolsistas classificados para início das atividades nas escolas em 01/04/17;
  • 01.04.17 - apresentação e início das atividades nas escolas dos novos bolsistas.

Orientamos que os candidatos a bolsas de estudo deverão ter conhecimento prévio do Regulamento do Projeto, disponível no site http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/default.asp

 

Imprimir

Novos alunos da FFCL foram recebidos com ciclo de palestras

banner recepcao ffcl 2017Para recepcionar os novos alunos dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, História, Letras, Matemática e Pedagogia, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), promoveu, entre os dias 13 e 15 de fevereiro, o “Viva Calouro”.

Na ocasião, a instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava apresentou sua estrutura e metodologia e promoveu um ciclo de palestras. Na segunda-feira, abrindo o evento, o diretor da FFCL, Antônio Luis de Oliveira (“Toca”), ministrou Aula Magna. Em seguida, a bibliotecária Vera Mariza Chaud de Paula apresentou a Biblioteca da FFCL e explicou o procedimento para que os alunos façam empréstimos de livros.

No mesmo dia, proferiu palestra o coordenador do curso de Engenharia de Produção, Tadeu Tomio Sudo.
Na terça-feira, 14 de fevereiro, o tema da palestra foi: "Entrei na faculdade. E agora?", pela psicóloga e docente da FFCL e Fafram, Priscila Fidélis, que também apresentou o Manual do Aluno, onde constam os deveres e direitos dos estudantes da FFCL.

Quarta-feira, dia 15, ocorreu a palestra "Um novo caminho", proferida pelo diretor das Indústrias Santa Maria, Luís Eduardo de Branco. Em seguida, encerrando o “Viva Calouro”, foi proferida a palestra “Do eu ao nós: os desafios da profissão”, pelo professor da FFCL, Rodrigo Ricardo.

Recepção
Segundo o diretor da FFCL, o evento foi bastante positivo. “Os alunos assistiram atentamente às palestras e participaram de maneira ativa, com perguntas e empolgação. Esse primeiro contato é muito importante, pois é quando eles conhecem o funcionamento da instituição”, afirma.
“Espero que todos tenham aproveitado o ciclo de palestras e que se sintam bem-vindos. Desejo um ótimo ano letivo, com muito conhecimento teórico e prático”, afirma Toca.

O estudante Guilherme Nogueira, ingressante no curso de Administração, elogia a FFCL. “A minha primeira impressão foi a melhor possível, pois conheci a instituição, bem como o corpo docente. Acredito que serão anos bem felizes e que aprenderei muito nessa renomada faculdade”, completa.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Veja Também

Prev Next