Imprimir

Abertura e Trancamento de Dependência

banner dps

O período de abertura de DPs para o segundo semestre de 2017 será de 14/08/2017 a 18/08/2017.

Clique aqui para acessar o formulário.

 

 

Imprimir

ENADE tem mudanças de regras e prazo ampliado

banner enade 2017O Ministério da Educação divulgou as novas regras para a inscrição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), cujos prazos foram ampliados. As alterações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Agora, os coordenadores de cursos superiores têm até 31 de agosto para cadastrar os dados dos estudantes que farão a prova. Já os registros de alunos em lotes só podem ser feitos até o dia 25 deste mês. Depois dessa data, serão aceitas apenas as inscrições individuais. O exame é destinado aos graduandos que devem concluir o curso neste ano e aos que estavam em situação irregular desde edições anteriores.

A participação no Enade é pré-requisito para a aprovação dos estudantes nos cursos de graduação. A prova consiste em uma avaliação de desempenho pessoal e em um questionário sobre as disciplinas cursadas.

Neste ano, o exame será aplicado aos matriculados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia e Sistemas de Informação.

O diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, Antônio Luís de Oliveira (“Toca”), fala sobre a importância do Enade.

“Trata-se de um exame extremamente importante dos pilares na avaliação do sistema nacional de Ensino Superior e tem como objetivo examinar com exatidão o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências”, diz Toca.

Outros Cursos

Também será aplicado para os cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática e Química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais, Educação Física, Letras-Português e Espanhol, Letras-Português e Inglês, Letras-Inglês, Música e Pedagogia, e dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Imprimir

Comunicado Sobre Bolsas de Estudo

A Fundação Educacional de Ituverava comunica que em cumprimento ao disposto na legislação em vigor (Lei N° 12.101/09), o aluno bolsista deverá preencher novamente o requerimento de Bolsa de estudo, que estará disponível nas secretarias das faculdades, a partir de 01/08/2017 para que seja reavaliada a situação socioeconômica.

Desta forma, o requerimento deverá ser entregue na secretaria administrativa da FE no Campus I (Vânia ou Verusca) até o dia 25/08/2017 (impreterivelmente) com a cópia dos seguintes documentos:

  • Imposto de Renda (Exercício 2016) do requerente e do grupo familiar (quem declarar);
  • Holerite ou carteira de trabalho;
  • Se for profissional autônomo – Declaração de comprovação de renda;
  • Contas de água, luz ou telefone (residencial / celular), todas do mês anterior;
  • Recibo de mensalidade ou financiamento estudantil (do aluno e membros da família que estudam);
  • Outros comprovantes de despesas que comprometam a renda do grupo familiar, como atestados de doença que acometam membros da família e etc.
  • O requerimento deve ser assinado pelo aluno (quando maior) ou pelo responsável


O não cumprimento da entrega do requerimento no prazo estipulado implicará no cancelamento imediato da Bolsa de Estudos concedida na forma da Lei supracitada.

Obs.: Estarão exclusos do processo de revisão de bolsas, alunos formandos em Dezembro de 2017, e alunos que ingressaram em cursos em Janeiro e Julho de 201

Imprimir

Inscrições Fies Abertas. Prazo termina nesta sexta-feira (28).

banner-fies-2017-2As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2017 já estão abertas. O prazo termina nesta sexta-feira (28). Os interessados devem se inscrever pelo site do programa (http://fiesselecao.mec.gov.br).

Neste processo seletivo são ofertadas 75 mil vagas em cursos superiores em instituições particulares de ensino. É possível filtrar as vagas por curso, instituição e município, em 'consultar vagas' (http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/consulta/curso). Este é o último semestre do programa em que vale o regulamento antigo, novas regras foram anunciadas para 2018.

Poderão se candidatar estudantes cuja renda familiar mensal bruta per capita não ultrapasse três salários mínimos. Além disso, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, ter nota mínima de 450 pontos na prova e não ter zerado na redação.

O benefício não será concedido a candidatos inadimplentes com o Fies ou com o Programa de Crédito Educativo. Também não podem participar do programa estudantes que já contam com o financiamento para outro curso.

Veja o cronograma do Fies do segundo semestre:

Início das inscrições: terça-feira (25)
Fim das inscrições: sexta-feira (28)
Resultado: 31 de julho


Novas regras a partir de 2018

No início do mês, o Ministério da Educação (MEC) anunciou novas regras para o programa, que passará a ter três modalidades, variando de acordo com o perfil do candidato, além de ter condições de juros diferenciadas. Veja o que muda a partir de 2018

Fonte: G1

Imprimir

Agendamento para atendimento psicopedagógico

Prezados alunos, informamos que já está sendo realizado atendimento Psicopedagógico aos alunos da FFC.

Prof. Célia - 3ª e 5ª feira - das 21:00 h às 22h20

Para ser atendido é necessário fazer o agendamento através do formulário eletrônico clicando aqui

 
Imprimir

Peiex promove oficina de competitividade em vendas

banner peiex oficina vendasFoi realizada, dia 31 de maio, a Oficina de Competitividade sobre Marketing e Vendas para Exportação do PEIEX (Projeto Extensão Industrial Exportadora), que é desenvolvido no município por meio de convênio firmado entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Fundação Educacional de Ituverava.

O evento foi no Salão Nobre da FE, e contou com a participação de mais de 30 empresas de diversos segmentos, como calçados, cachaça artesanal, cosméticos, TI, metalúrgica, confecções, alimentos, bebidas, entre outras e dos técnicos extensionistas do projeto.

O objetivo do convênio é permitir que a instituição de ensino atenda regionalmente empresas que exportam e também as que estão interessadas em começar a comercializar seus produtos fora do país, oferecendo capacitação para desenvolverem esse trabalho da maneira mais eficiente possível.
O PEIEX atende 80 empresas de 20 cidades dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Entre os municípios abrangidos estão Ituverava, São Joaquim, Guará, Franca, Cristais, Pedregulho, Guaíra, Patrocínio Paulista.

Dez profissionais – entre professores, profissionais de mercado e estagiários – orientam as empresas em seis áreas: Capital Humano, Administração Estratégica, Vendas e Marketing, Finanças e Custos, Comércio Exterior e Manufatura.

A finalidade é proporcionar melhoria na competitividade e preparar as empresas para atividades de exportação.

Pilares

O convênio tem duração de dois anos, mas pode ser prorrogado caso todas as metas – como número de empresas participantes – sejam alcançadas. “O ensino superior tem três pilares: pesquisa, ensino e extensão. E este é um projeto de extensão, que visa aproximar o meio empresarial da instituição de ensino”, explica o diretor da FFCL, Antônio Luís de Oliveira (“Toca”).
“O encontro foi realizado com sucesso e as empresas participantes receberam importantes orientações, que sem dúvida contribuirão para que melhorem e ampliem o serviço de exportação”, completa Toca.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Veja Também

Prev Next