Imprimir

Colações de Grau dos cursos de Graduação

banner colacao grau

Está agendada as datas das próximas colações de grau dos cursos de graduação da FFCL. Veja a seguir:

17/01/2018 - Pedagogia presencial e EAD
18/01/2018 - Letras, História e Biologia
19/01/2017 - Administração e Contábeis

Horário: 19:00 h.

Local: Centro de Eventos e Poliesportivo Prof. Alexandre Miguel “Bueno”. 
(Ao lado do campus da FFCL)

Imprimir

Engenharia Mecânica vence Campeonato Interclasse da FFCL

futebol 2017 2

Os alunos do curso Engenharia Mecânica – 2º ano, conquistaram no último sábado, 2 de dezembro, o troféu do 1ª Campeonato Interclasse de Futsal da FFCL. A equipe derrotou a Administração – 2º ano pelo placar de 5 a 3, em decisão disputada no Centro Poliesportivo “Alexandre Miguel Bueno”, da Fundação Educacional de Ituverava (FEI).

O evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico do curso de Administração e de Ciências Contábeis da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL).

Troféus e medalhas
No final, as equipes campeã e vice-campeã receberam troféus e medalhas. Além do título, a equipe da Engenharia Mecânica também levou o prêmio individual de goleiro menos vazado, concedido a Leonardo Sales. Já a equipe da Administração teve o atleta Thales Santos, como o artilheiro do campeonato.

Semifinal
Antes, na semifinal, a equipe Engenharia Mecânica se classificou para a final, ao bater por 7 a 6 a Engenharia Civil – 2 º ano. Já a Administração se garantiu na disputa final pelo título, ao aplicar a goleada de 13 a 6, sobre a equipe da Engenharia Mecânica – 4º ano.

Equipes
O campeonato contou com a participação de seis equipes, representando alguns cursos da instituição de ensino superior, que é mantida pela FEI. Foram elas: Administração – 2º ano, Técnico em Segurança do Trabalho, Engenharia Mecânica – 2º ano, Engenharia Mecânica – 4º ano, Ciências Contábeis e Engenharia Civil – 2º ano. Com entrada franca, os jogos estão sendo disputados desde 18 de novembro.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Imprimir

Horário de Provas Substitutivas e Exames

Confira as datas das provas substitutivas e exames. Estão disponíveis no momento apenas os horários que foram definidos, em breve todos outros horários serão divulgados.

 

Fiquem atentos as datas, horários e número das salas.

 

SUBSTITUTIVAS

 - Administração

 - Ciências Biológicas

 - Ciências Contábeis

 - Engenharia Civil

 - Engenharia Mecânica

 - Engenharia Produção

 - História

 - Letras

 - Pedagogia

EXAMES 

- Administração

- Ciências Biológicas

- Ciências Contábeis

- Engenharia Civil

- Engenharia Mecânica

- Engenharia Produção

- História

- Letras

- Pedagogia

Imprimir

Alunos de Administração fizeram uma visita técnica à Fábrica da Coca-Cola em Ribeirão Preto

banner visita coca colaNo dia 19 de Outubro os alunos do 2º e 4º ciclos do curso de Administração da FFCL com a supervisão dos professores Lilian Oliveira e Waldir Junior fizeram uma visita técnica à Fábrica da Coca-Cola em Ribeirão Preto, na oportunidade, os alunos puderam conhecer a história de mais de cem anos da companhia, o museu da Coca-Cola, o processo produtivo, bem como as ações de marketing da empresa.

 

 

 

 

IMG 5858

IMG 5861

IMG 5863

IMG 5864

IMG 5871

IMG 5872

IMG 5874

Imprimir

Apresentação de TCC - Pedagogia presencial e EAD.

banner comunicado tcc pedagogia

Alunos que não vão apresentar TCC em virtude de terem conseguido bons resultados no ENADE, deverão comparecer no dia e horário da banca para verificar se precisam fazer correções no trabalho e assinar a Ata.

Pedagogia Presencial
Aline Rodrigues
Ana Lucia Medeiros
Beatriz Soares
Erica Tosta
Nathalie
Rafaela Ferreira

Pedagogia EAD
Ana Maria Falção Figueira
Carolina Thanayana de Oliveira Costa
Claudio Umberto Mira
Keila Apa. Tasca
Ronilda Leite da Costa

Imprimir

Aprovado curso de engenharia elétrica na FFCL

banner engenharia eletricaNa última semana, dia 10 de novembro, Ituverava recebeu mais uma excelente notícia: o Ministério da Educação publicou portaria em que autoriza o funcionamento do curso superior de Engenharia Elétrica na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava.

É mais uma conquista da FE, instituição que vem crescendo a cada ano, graças à qualidade de ensino que oferece e à seriedade com que é administrada pela diretoria, formada por homens íntegros, que colocam os interesses da cidade acima dos seus particulares.

Segundo o diretor da FFCL, Antônio Luís de Oliveira (“Toca”), à Tribuna de Ituverava, a expectativa é que as aulas comecem já em 2018. “Em janeiro publicaremos o edital para a realização do vestibular. Serão disponibilizadas 50 vagas, e as aulas devem começar já no início do ano”, afirma.

Estrutura Preparada

“Como a FFCL já oferece os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia da Produção, já temos os laboratórios e o corpo docente necessários para o curso de Engenharia Elétrica. Por isso, já estamos preparados para dar início às aulas com celeridade”, ressalta.
Ainda segundo Toca, com a implantação do curso de Engenharia Elétrica, Ituverava se consolida ainda mais como referência de ensino. “A FFCL completará as escolas de Engenharia, oferecendo cursos das quatros principais áreas. É uma conquista significativa para a instituição e vai consolidar Ituverava como uma referência em toda a região”, completa o diretor.

Curso

Depois das disciplinas básicas das engenharias, o aluno mergulha em aulas práticas e em laboratório. A formação profissionalizante tem início no terceiro ano, com aulas de projetos de sistemas elétricos, materiais elétricos, sistemas digitais e eletromagnetismo, entre outras. Disciplinas de economia e administração também integram o currículo. O estágio e um trabalho de conclusão do curso são obrigatórios.

Profissão

O engenheiro eletricista lida com a geração, a transmissão e a distribuição da energia elétrica, considerando fatores como custos, localização e segurança. Ele está habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial.

Trabalha no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, na operação e na manutenção de equipamentos em hospitais e clínicas e em projetos de instalações elétricas.

Participa do projeto e da construção de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares e faz estudos sobre eficiência energética, considerando fontes de energia renováveis. Também elabora projetos de sistemas de medição de consumo, iluminação de espaços e aterramento de fios.

Concessionárias de energia, empresas de telecomunicações, fábricas de tablets e celulares, indústrias de equipamentos, consultorias e empresas prestadoras de serviços em computação são tradicionais empregadores.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Imprimir

SEGUNDA CHAMADA PARA RENOVAÇÃO DO REQUERIMENTO DE BOLSA

ATENÇÃO ALUNO BOLSISTA
SEGUNDA CHAMADA PARA RENOVAÇÃO DO REQUERIMENTO DE BOLSA

A Fundação Educacional de Ituverava comunica ao aluno bolsista que perdeu o prazo para entrega do requerimento de bolsa na primeira chamada, que poderá fazê-lo de 16 a 20 de Outubro. (Segunda a Sexta-feira)

Desta forma, o requerimento deverá ser entregue somente na secretaria administrativa da FE no Campus I para Vânia ou Verusca, das 08:00 h às 17:00 h munido de cópias dos seguintes documentos:

  • Imposto de Renda (Exercício 2016) do requerente e do grupo familiar (quem declarar);
  • Holerite ou carteira de trabalho de todos do grupo familiar;
  • Se for profissional autônomo – Declaração de comprovação de renda;
  • Contas de água, luz e telefone (residencial / celular) todas do mês anterior;
  • Financiamento (casa, veículo, bancário);
  • Outros comprovantes de despesas que comprometam a renda do grupo familiar, como atestados de doença que acometam membros da família e etc.
  • O requerimento deve ser assinado pelo aluno (quando maior) ou pelo responsável

O não cumprimento da entrega do requerimento no prazo estipulado implica no cancelamento imediato e permanente da Bolsa de Estudo.

Veja Também

Prev Next