Imprimir

FFCL promoveu XIII Secibio - Semana de Ciências Biológicas

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), instituição mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, realizou entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, a XIII Secibio (Semana de Ciências Biológicas). Nestes dias foram proferidas palestras no campus I (FFCL), e realizados minicursos do campus II da FE.

Na última segunda-feira, 31 de agosto, foram proferidas as palestras “Plano de ação nacional para a conservação das espécies ameaçadas da fauna aquática do ecossistema Mogi/Pardo/Sapucaí-Mirim e Grande”, pela representante do Ibama, Eliana Velocci, e “Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade”, pela superintendente do Meio Ambiente da cidade de Colômbia, Maria Inácia Macedo Freitas, que também é coordenadora executiva do Pan e da Câmara Técnica de Educação Ambiental.

Na terça-feira, o tema das palestras foi: “Os superorganismos: biologia e evolução dos insetos sociais”, por Tiago Fernandes Carrijo, do Museu de Zoologia da USP, e “Ecologia de estradas”, pelo mestre em Anestesiologia e Cirurgia Animal e coordenador do Projeto Atropelados, Rafael Ferraz de Barros.

Minicursos

Os minicursos, realizados entre 2 e 4 de setembro, foram: “Estudo dos insetos: taxonomia, morfologia e diversidade”, ministrado pelo doutorando em Entomologia, Diego Aguilar Fachin, e pelo mestrando Diego Sasso; “Paleontologia: um panorama sobre a vida na terra”, pela doutora em Ciências Naturais, Mariela Cordeiro de Castro, e pelo doutor em Ciências, Estevan Eltink; “Resistência bacteriana: aplicando conhecimentos à prática laboratorial”, pela especialista em Gestão em Saúde, Jéssica Cristina Caretta Teixeira; “Parasitologia Animal”, pela graduanda em Medicina Veterinária, Sabrina Nathália Louzada Nogueira; “Anatomia e taxidermia de animais domésticos e exóticos”, abordado pelo biólogo Rangel Rodrigues de Souza Silva, e “Manejo e reprodução de aves silvestres”, pelo biólogo Fernando Luís Beletati.

Importância

O diretor da FFCL, Antônio Luis de Oliveira (“Toca”), destaca que a semana acadêmica oferece aos estudantes oportunidade para o aprofundamento nos estudos. “Eles podem obter conhecimentos teóricos e práticos nos mais diversos assuntos relacionados ao curso que escolheram. A FE tem a preocupação de promover semanas acadêmicas de qualidade, pois sabemos o quanto isso soma ao intelecto e experiência dos futuros profissionais”, afirma.

A aluna do segundo ano, Fabíola de Fátima Junqueira, elogia o evento. “Foi ótimo ter participado da Secibio, pois reuniu palestras e minicursos de muita qualidade, com profissionais capacitados e dispostos a transmitir para nós, alunos, um pouco do conhecimento que possuem”, elogia Fabíola.

Veja Também

Prev Next