Imprimir

FFCL faz 3º Encontro Institucional do PIBID

No total, compareceram aproximadamente 80 pessoas

No sábado, 26 de setembro, foi realizado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), o 3° Encontro Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo do evento foi apresentar os resultados dos trabalhos do programa e avaliar a sua contribuição na formação dos licenciandos e nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas parceiras, dentre elas a EMEF “Fabiano Alves de Freitas”, EMEF “Humberto França”, EMEF “Jardim Guanabara”, EMEF “Professora Maria Barbosa” e a Escola Estadual “Antônio Justino Faleiros”.

Participaram alunos dos cursos de licenciaturas, professores da Educação Básica e professores da FFCL, no total de aproximadamente 80 pessoas. O evento começou com uma palestra proferida pela professora do curso de Pedagogia da FFCL, Dra. Maria Aparecida Zero, que falou sobre os “Desafios da Profissão Docente”.

Em seguida, os responsáveis por cada subprojeto apresentaram as ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas. No período da tarde, os temas abordados foram sobre a escrita científica e a elaboração de artigos acadêmicos, com a palestra da professora Dra. Ana Maria Comparini, do curso de Letras.

Grupos de Discussões

Finalizando as atividades do encontro, foram realizados grupos de discussões para avaliação dos impactos do PIBID na formação dos licenciandos e na inovação das práticas pedagógicas nas escolas de educação básica. 

Os resultados do evento e das ações pedagógicas desenvolvidas pelos subprojetos demonstraram a importância do PIBID na formação dos alunos, oportunizando a vivência de experiências formativas da prática docente com a inserção dos mesmos no contexto escolar, a introdução de novas estratégias didáticas no processo de ensino e aprendizagem e a formação continuada dos professores da educação básica.

PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) constitui-se em um programa do Governo Federal gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o propósito de contribuir na formação inicial e continuada dos professores, na valorização do magistério e na qualidade da educação básica pública brasileira.

Desde 2012 a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (FFCL) faz parte deste programa com subprojetos desenvolvidos pelos cursos de Biologia, História, Letras, Matemática e Pedagogia.

Atualmente o PIBID/FFCL oferece 78 bolsas, sendo 60 destinadas aos alunos dos cursos de licenciaturas, 11 destinadas aos professores das escolas de educação básica municipais e estaduais e 7 destinadas aos professores dos cursos das licenciaturas.

Fonte: Tribuna de Ituverava

Veja Também

Prev Next