Imprimir

I Seminário de Estudos Interdisciplinares

1 sei ffcl

I SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES - SEI

“ÉTICA, DIREITOS E POLÍTICAS EM TEMPOS DE CRISE: QUAL O PAPEL DO EDUCADOR?”

Período: 15 a 19 de maio de 2017

Campus da FFCL - Ituverava


NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DE PAINEL

MODELO DE POSTER

SUBMISSÃO DE TRABALHO (Submissões até dia 08/05, o resultado no dia 10/05)

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

ACESSAR MINHA INSCRIÇÃO


VALOR DA INSCRIÇÃO

Aluno da FFCL: R$25,00
Aluno de Outras Instituição: R$30,00

 

PROGRAMAÇÃO

2ª feira – 15 de maio de 2017
19h00 – Credenciamento
19h30 – Abertura Oficial
20h00 - Apresentação cultural

3ª feira – 16 de maio de 2017
19h00 – Apresentação de trabalhos em painel
20h00 – Palestra: Ética e direitos humanos na escola: como proceder para não retroceder?
Palestrante: Profa. Dra. Célia Regina Rossi – Professora do Departamento de Educação da UNESP – Rio Claro, professora do programa de Pós-Graduação em Educação e Educação sexual da UNESP – Araraquara.

4ª feira – 17 de maio de 2017
19h30 – Mesa redonda: A reforma do Ensino Médio e o direito dos jovens
Palestrantes: Prof. Dr. Hélio Souza – Pró Reitor Acadêmico do Centro Universitário UNIFAFIBE.
Prof. Aurélio Luís da Silva – Supervisor de Ensino da Diretoria de Ensino de Franca.
Profa. Dra. Maria Madalena Gracioli – Coordenadora do curso de Pedagogia da FFCL – Ituverava, professora do Programa de Pós-Graduação em Análise e Planejamento em Políticas Públicas – UNESP – Franca.

5º feira – 18 de maio de 2017

Minicurso 1 – Como as crianças aprendem a se tornar leitoras e produtoras de textos?
Responsáveis: Profª. Me. Kelly Cristina Pádua Bruzegueze Miguel e Profª. Drª. Lisângela Aparecida Guiraldelli
Objetivo(s): Apresentar a proposta de trabalho com leitura e produção de textos nos anos iniciais da Educação Básica de acordo com a perspectiva histórico-cultural baseando-se nos PCNs e nos RCNEIs. A abordagem do professor é o diferencial nesse trabalho e deve enfatizar a coerência, a coesão, a pragmática, a semântica e a gramática no trabalho com os diversos gêneros que aparecem na realidade social do aluno e que fazem parte do universo escolar.

5ª e 6ª feiras – 18 e 19 de maio de 2017

Minicurso 2 - Violência, Gênero, Sexualidade, Homossexualidade na Educação: diálogos e práticas possíveis
VAGAS ESGOTADAS
Responsáveis: Profa. Dra. Fátima Coelho Gonini; Profa. Dra. Valéria Marta F. Nonato Mokwa e Profa. Dra. Rita de Cássia Petrenas
Objetivo(s): Conscientizar a respeito dos direitos dos cidadãos frente à questão de gênero, visto que há ainda uma difícil barreira para superar e aceitar a homossexualidade desvinculando gay e lésbica dos significados sociais, sem identificar como desvios, patologia, formas não-naturais e ilegais de sexualidade. Refletir sobre a importância de trabalhar gênero e sexualidade no curso de formação docente, incitando a expressão do imaginário do grupo em relação à violência de gênero e, assim, pensar como trabalhar o tema na prática.

Minicurso 3 - O papel dos educadores em tempos de crise e de abundância tecnológica
Responsável: Prof. Esp. Ricardo Castanheira
Objetivo(s):Mostrar aos futuros educadores presentes a importância em estabelecer limites, incentivar o respeito, a autosuperação e usar os recursos tecnológicos a nosso favor.

Minicurso 4 - Letramento e alfabetização: por que não avançamos?
Responsável: Profa. Me. Maria do Carmo Rodrigues Barbosa
Objetivo(s):Promover a discussão e reflexão sobre os processos: letramento e alfabetização; discutir a prática pedagógica na alfabetização e letramento e, por que muitas vezes não avançamos.

Minicurso 5 - Libras: o falar das mãos
Responsável: Profa. Esp. Alessandra Pereira do Nascimento
Objetivo(s):Explicitar as peculiaridades da Libras e desfazer alguns mitos sobre esta forma de linguagem; difundir a cultura surda e suscitar o desejo de aprender a língua de sinais com acuidade.

Minicurso 6 - Planejamento Estratégico para Gestão Educacional
Responsável: Prof. Me. Sebastião Donizete da Silva
Objetivo(s): Demonstrar as conceptualizações, as formas, a tipologia, as características da atividade de Planejamento Estratégico na Gestão Educacional; realizar uma atividade prática de Planejamento Estratégico.

Minicurso 7 - A matemática através de jogos
Responsável: Prof. Esp. Guilherme Laudigi Pinheiro
Objetivo(s):Refletir sobre o uso de jogos como um componente metodológico no qual o educador tenha uma possibilidade de desenvolver diversos conteúdos assim como contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da concentração e cálculo mental.

Minicurso 8 - Reescrita tem autoria? As leituras pelas teias discursivas e outras possibilidades para a construção da autoria na escola.
Responsável: Profa. Me. Mariana Morales da Silva
Objetivo(s): Compreender as possibilidades e limites do trabalho de reescrita escolar, a partir de análises de propostas do material didático Ler e Escrever. Explorar outras formas de leitura, pelo funcionamento de teias discursivas a partir de obras mais significativas da literatura infantil e universal. Conhecer e praticar propostas de projetos de leitura e escrita, que propõem interpretações e gestos de autoria.

Minicurso 9 – Leitura e argumentação na sala de aula: sentidos da literatura indígena brasileira
Responsável: Profa. Dra. Fabiana Claudia Viana Borge.
Objetivo(s): Este minicurso se propõe como um espaço para discussões sobre os modos de se conceber e trabalhar a leitura, a interpretação e a argumentação em sala de aula, objetivando oferecer subsídios para a elaboração de metodologias de trabalho com leitura e argumentação na escola. Com dispositivo teórico e metodológico, utilizaremos a Análise de Discurso francesa, por Michel Pêcheux, com expoente brasileira de Eni Orlandi. Ler, discutir e interpretar textos indígenas pelo viés discursivo, neste minicurso, permite estender os modos de trabalho com a leitura e argumentação na escola (e fora dela) para textos com outras temáticas, literários ou não.

Minicurso 10 - Lendas e histórias de meninas bonitas do laço de fita (literatura infantil e história e cultura afro-brasileira e indígena)
Responsável: Profa. Dra. Rutinéia Cristina Martins
Objetivo(s): Apresentar as diretrizes das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que instituem a obrigatoriedade do ensino das culturas africana, afro-brasileira e indígena no ensino regular; contar uma história representativa de cada cultura aos cursistas (uma em cada dia); apresentar um acervo de sugestões de livros para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; realizar, dentro do minicurso, uma oficina em que os cursistas serão orientados a preparar uma sequência de atividades a partir de um livro sugerido.

6ª feira – 19 de maio de 2017

Minicurso 11- A linguagem publicitária e a intertextualidade como instrumentos de persuasão
Responsáveis: Profª. Drª. Ana Maria Paulino Comparini e Profª. Drª. Lisângela Aparecida Guiraldelli
Objetivo(s):Abordar conhecimentos teóricos e práticos relacionados à linguagem publicitária, com o foco principal na intertextualidade, em especial, na paráfrase e na paródia. Apresentar a linguagem publicitária como instrumento de persuasão, analisando-se, criticamente, as condições de produção do discurso e sua aplicabilidade em sala de aula.


COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Esp. Alessandra Pereira do Nascimento
Profa. Dra. Ana Maria Comparini
Profa. Dra. Fátima Coelho Gonini
Profa. Me. Kelly Cristina Pádua Bruzegueze Miguel
Profa. Dra. Lisângela A. Guiraldelli
Profa. Dra. Lucimary B. Pedrosa de Andrade
Profa. Me. Mariana Morales da Silva
Profa. Dra. Maria Aparecisa Zero
Profa. Me. Maria do Carmo Rodrigues Barbosa
Profa. Dra. Maria Madalena Gracioli
Profa. Me. Maria Sara Abdala Martins
Profa. Me. Priscilla de Souza Ferro
Prof. Me. Rodrigo Tavarayama
Profa. Dra. Sônia Jorge
Profa. Me. Valéria Lice de Oliveira
Profa. Dra. Valéria Marta N. F. Mokwa

COMISSÃO CIENTÍFICA

Profa. Dra. Ana Maria Comparini
Profa. Dra. Célia Conceição F. Parzewki
Profa. Dra. Fabiana Claudia Viana Borges
Profa. Dra. Fabiana Granado Garcia Sampaio
Profa. Dra. Fátima Coelho Gonini
Profa. Dra. Lisângela Guiraldelli
Profa. Dra. Marcia Pereira Cabral
Profa. Dra. Maria Aparecida Zero
Profa. Dra. Maria Madalena Gracioli
Profa. Dra. Marislei Maso
Profa. Dra. Rita de Cássia Petrenas
Profa. Dra. Rutinéia Cristina Martins
Profa. Dra. Sônia Jorge

Patrocinadores:
Prime Imagem – Ultrasonografia/Ecocardiografia - Ituverava
Prontocar – Clínica Cardiológica - Franca
Flexa – Formatura e eventos – Ituverava
Indústria e Comércio Santa Maria Ltda - Ituverava

Veja Também

Prev Next