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SUBPROJETO DE HISTÓRIA

ESCOLA PARCEIRA: EMEF “HUMBERTO FRANÇA”.
COORDENADOR DE ÁREA:  PROF.ANTONIO MARCO VENTURA MARTINS
CURRÍCULO LATTE :
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PROFESSOR SUPERVISOR: SILVANA AVANCI
ALUNOS BOLSISTAS: DIEGO DOS SANTOS CARDOSO, LUCIANA APARECIDA SANTOS NOGUEIRA, MARIA EUGENIA GALINDO DE OLIVEIRA, ALINE VIRGÍNIA SCORSATO SOUSA, JORGE LUIS

APRESENTAÇÃO 

À medida que o mundo contemporâneo exige que se redefina o papel do aluno, colocando-o como agente da construção de seu conhecimento, é preciso redimensionar também o papel do professor que ensina História em todos os níveis de ensino o que implica rever aspectos de sua formação, tanto básica como continuada. Nessa perspectiva o Projeto Pibid traz uma importante contribuição para a formação de futuros professores a partir da conciliação da teoria com a prática possibilitada pela experiência durante o curso de licenciatura. Sem esquecer da formação continuada para Coordenadores e Supervisores dos projetos.

Partido de uma referência que o compromisso do professor com a aprendizagem  deve ser de diversificar suas estratégias de ensino e envolver os alunos nas atividades que venha a propor, favorecendo sua participação ativa nas aulas e auxiliando-os na construção dos conhecimentos, no desenvolvimento da autonomia intelectual e dos valores éticos e morais. Por isso o Projeto Pibid, proprociona algo que é fundamental para os alunos das licenciaturas: a oportunidade de envolver-se em pesquisa e familiarizar-se com o ambiente escolar  na área de História.

Entendemos por pressuposto que todo sujeito é produtor da História e esta é construída por um povo que participa ativamente da construção do seu país. Por isso que a oportunidade proporcionada pela formação teórica/prática dos futuros professores se torna fundamental para o desenvolvimento de um olhar e uma prática adequada para a cosntrução de valores que consolidem uma sociedade mais justa e consciente. E o despertar pelo interesse histórico e o próprio ensino crítico da disciplina História pode levar à compreensão do que é ser cidadão que é um passo no sentido da construção social acima citada.

OBJETIVO

O ensino de História pode contribuir com a formação de estudantes críticos, que tem consciência do processo no qual está inserido. Assim se supera a compreensão tão somente de pedaços fragmentados da história mundial, de forma totalmente eurocêntrica e descontextualizada, do nosso processo.

A partir dessa perspectiva histórica e apoiado no Parâmetro Curricular Nacional – PCN de História e Geografia (BRASIL, 1997) que nos apresenta ferramentas, que se encontra ao alcance dos alunos-professores (estudantes de licenciatura), para embasamento em termos de estratégias didático-pedagógicas que possibilitem aos sujeitos-alunos envolvidos no projeto chegar a um conhecimento melhor, com o apoio das disciplinas de História pretende-se desenvolver as ações do Pibid-História.

AÇÕES PREVISTAS 

1-Trabalho com Imagens Históricas e Jornais:

A partir do conteúdo trabalhado pelo professor-supervisor serão selecionadas ( pelos alunos, supervisor e coordenador), imagens que servirão como referência para uma prévia pesquisa histórica e a elaboração de textos que serão produzidos pelos alunos das salas envolvidos no projeto e que terão por finalidade a confecção de um Jornal. 

É preciso salientar que o desenvolvimento do Projeto Pibid de História está em sintonia com os conteúdos a serem trabalhados pelo professor em sala de aula, e isso é importante para que não haja prejuízo da prática docente. O trabalho com imagens é destacado pelo próprio PCN - História (Ensino Fundamental), como importante recurso metodológico. A partir das imagens que possibilitam a pesquisa e a discussão do tema a ser trabalhado os alunos são divididos em grupo e cada grupo desenvolve sua matéria que irá compor a confecção do jornal que ficará exposto. O jornal é resultado do trabalho com imagens e da pesquisa realizada e nele estão presente as próprias visões e percepções que os alunos participante do projeto desenvolvem sobre as temáticas em questão.

2-Trabalho com Maquetes 

A partir do conteúdo trabalhado pelo professor-supervisor serão selecionadas ( pelos alunos, supervisor e coordenador), determinados temas para uma pesquisa histórica prévia e a realização de maquetes a serem confeccionadas pelos alunos da sala com a colaboração dos alunos bolsistas sob a supervisão do professor.  

As maquetes são importantes fontes para a pesquisa e o desenvolvimento do conhecimento histórico. Primeiro, devido a necessidade de realizar a pesquisa sobre o tema para sua elaboração e depois a prática no ato de confecção. Existe um envolvimento grande dos grupos de alunos para essas atividades inclusive as relações solidárias para o manuseio do material a ser utilizado para o trabalho e o senso de equipe. 

3-Eventos: 

Os materiais produzidos pelos alunos ( Jornais e Maquetes), serão expostos em eventos na própria escola, assim como nas demais escolas municipais.

4-Uso da Sala Digital :

A sala de aula digital da escola envolvida no projeto será importante para a realização do projeto – “ Observatório do Tempo Presente”: Os alunos das salas envolvidas no projeto Pibid pesquisarão temáticas em sintonia com o conteúdo trabalhado pelo professor supervisor e os relacionará com questões atuais e cotidianas, a partir daí elaborarão textos históricos que serão utilizados para alimentar uma Página Eletrônica, criada especificamente para essa finalidade.   

Cada vez mais vemos aumentar o interesse dos alunos por uso de ferramentas como a tecnologia no processo de aprendizegem. A relação dos alunos envolvidos com o Projeto Pibid ( História) não é diferente. E partindo da perspectiva de estimulá-los enquanto produtores de história e de conteúdos históricos o projeto “Observatório do Tempo Presente”, concilia ação e tecnologia. O blog de história que já está em funcionamento, além de conter as matérias produzidas pelos alunos também é atualizado pelos próprios com informações históricas e datas.

O objetivo específico do Projeto Observatório do Tempo Presente é o de promover a pesquisa e a produção histórica, em nível escolar, a partir da observação e análise das expressões midiáticas do tempo presente, Acompanhados pelo professor coordenador, do supervisor e alunos bolsistas, os alunos deverão fazer a relação com os conteúdos trabalhados cotidianamente em sala de aula, a partir das expressões encontradas da atualidade, buscar as raízes, causalidades, semelhanças, rupturas, bem como realizar pesquisas genealógicas acerca dos temas que se encaixem nas áreas de análise. O resultado imediato dessas pesquisas será a confecção de boletins eletrônicos informativos, periódicos, sobre as observações e gerenciamento das notícias que afetam, de algum modo, o cotidiano dos alunos.