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SUBPROJETO DE LETRAS

ESCOLA PARCEIRA: E. M. E. F. Jardim Guanabara     Ituverava/SP
COORDENADOR DE ÁREA: Profa. Dra. Lisângela A. Guiraldelli
CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/5506019373954364

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PROFESSOR SUPERVISOR: Profa. Valdirene A. Laureano Sampaio

 

ALUNOS BOLSISTAS:
- Leandra A. Silva Zanelato
- Lívia Regina Rezende Oliveira
- Luís Gabriel Silva de Faria
- Maria Vilma Pontes da Costa
- Thiago Afonso Nogueira 

 

APRESENTAÇÃO 

O Subprojeto de Letras faz parte de um projeto maior denominado PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência), financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e está sendo aplicado na E.M.E.F. Jardim Guanabara-Ituverava/SP-, nesse ano de 2015, em uma sala de 7º ano do Ensino Fundamental II. O desenvolvimento do Subprojeto na esfera dos gêneros discursivos justifica-se, pois, segundo Alves Filho (2011), lidar com gêneros discursivos possibilita trabalhar a linguagem como elemento multidisciplinar, que pode ser estudado na vida real e, o contato com uma variedade de gêneros pode levar os jovens a terem mais poder de participação na vida cotidiana.

OBJETIVOS

O Subprojeto de Letras (2014-2016) tem como objetivo geral proporcionar aos alunos do curso de Letras da FFCL-FEI a oportunidade de vivenciar, na prática, o cotidiano do trabalho do professor de Língua Portuguesa em escolas públicas e, ainda, oferecer aos professores das escolas parceiras suporte para sua formação continuada e melhoria de seu exercício profissional.

Como objetivo específico, esse Subprojeto volta-se para a leitura, interpretação e produção de textos, focando a coerência e a coesão textual no ensino de Língua Portuguesa a fim de levar o aluno do Ensino Básico a ser capaz de identificar e produzir textos nos mais variados gêneros, levando em consideração o contexto, a situação de comunicação, os interlocutores, o conhecimento de mundo e linguístico, o grau de formalidade e o uso descritivo dos elementos da língua.

AÇÕES PREVISTAS 

- Apresentação do Subprojeto à comunidade escolar E.M.E.F. Jardim Guanabara

Reunião nas dependências da escola parceira com a presença de todos os integrantes do Subprojeto (professor coordenador de área, professor supervisor e bolsistas) para apresentação do Subprojeto, dos integrantes e das propostas a serem realizadas no ano de 2015. O objetivo da apresentação é partilhar as ideias do Subprojeto com a equipe gestora e como o quadro de docentes, criando um envolvimento de todos, e também para angariar sugestões do corpo de educadores para que as ações sejam valorizadas na escola e para que o Subprojeto possa caminhar com a ajuda de todos, num processo coletivo.

Em 2015, a escola parceira passou por algumas reestruturações e os bolsistas realizaram, em forma de relatório, o diagnóstico da escola para registrar as modificações.

- Participação dos bolsistas em reuniões pedagógicas da escola parceira (ATPC)

Os bolsistas participam, uma vez por mês, das reuniões pedagógicas na escola parceira. As reuniões acontecem às segundas-feiras, das 17:00 às 18:30. Essa atividade tem como objetivo inserir os alunos bolsistas em ambiente escolar para que eles possam refletir sobre o cotidiano escolar, vivenciar situações de formação, de decisões, de planejamento escolar. A observação dos bolsistas é registrada em forma de relatório que é entregue mensalmente.

- Participação em reuniões de formação e orientação

São realizadas, quinzenalmente, reuniões entre todos os integrantes do Subprojeto para planejamento e discussão das ações referentes ao subprojeto e estudos teóricos sobre os temas tratados. As reuniões têm duração de uma hora e o objetivo é promover reflexões acerca das ações a serem realizadas para a melhoria na formação do docente supervisor e dos alunos bolsistas. As reuniões são orientadas por pautas e todos os integrantes fazem um relatório com anotações sobre as decisões tomadas.

As discussões teóricas são realizadas com base na leitura de textos acadêmicos para que tanto os bolsistas quanto o professor supervisor tenham um embasamento teórico que dê suporte às práticas desenvolvidas.

Com relação à formação dos bolsistas, os pibidianos tiveram a oportunidade de participar de um curso de extensão sobre “Tópicos de Gramática da Língua Portuguesa”, com duração de 40 horas e ministrado na FFCL, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos referentes às estruturas e usos da língua portuguesa. Esse aprimoramento do uso da língua será acompanhado na produção de atividades, de material didático e de relatórios, em que os bolsistas precisam saber adequar o registro da língua a um uso mais formal.

- Elaboração de relatório

A cada ação e atividade desenvolvida pelos bolsistas há a produção de um relatório que registra como foi elaborado, como foi aplicado e qual o resultado de tal trabalho desenvolvido. Esses registros facilitam no acompanhamento e na orientação do professor supervisor e dos bolsistas para que haja aperfeiçoamento e unidade nas ações.

- Elaboração de portfólio

Todos os alunos bolsistas elaboram portfólio ao final de cada ano. No portfólio constam todas as atividades realizadas no período de vigência do Subprojeto (relatório diagnóstico da sala e da escola, relatório de ATCP, relatório de reuniões de orientação e formação, resumos e resenhas de leituras teóricas, atividades elaboradas, material didático preparado, ficha de frequência, relatórios mensais e anual dos bolsistas e do professor supervisor, fotos etc.). Todas as atividades são acompanhadas pelo professor supervisor e pelo professor coordenador de área. Essa ação ajuda na condução dos trabalhos, no acompanhamento do desenvolvimento dos bolsistas e dos alunos da escola parceira e na sistematização das atividades.

- Elaboração de material didático

Os bolsistas têm preparado materiais didáticos e aplicado essas atividades voltadas para a produção de poesia e prosa e apresentando as temáticas envolvidas na literatura de cordel (bichos, fábulas, história fantásticas, contos de fadas, humor). Essas atividades têm por objetivo trabalhar gêneros distintos e as necessidades de composição, de estilo e de estrutura de cada um, além de levar o aluno a reconhecer a sonoridade da língua, as rimas, as variações de vocabulário e o uso coloquial e formal da língua, ou seja, trabalhar as mais variadas formas de gênero textual e suas aplicações no cotidiano. Além disso, os alunos estão produzindo cordéis e xilogravuras para ilustrar suas produções.

As próximas ações serão desenvolvidas com contos de fadas, fábulas e histórias fantásticas e as produções serão feitas em torno desses temas.

- Socialização das ações desenvolvidas

As ações e atividades precisam ser socializadas para que tanto a comunidade escolar quanto a acadêmica possa ter acesso aos trabalhos desenvolvidos. Essa socialização é fundamental para que se faça uma avaliação e uma reflexão sobre o planejamento, a implementação e os resultados obtidos pelo Subprojeto.

Planeja-se, ao final do primeiro semestre de 2015, uma exposição dos trabalhos realizados e leitura dos cordéis feitos pelos alunos na escola parceira para que equipe docente e gestora, pais, funcionários e integrantes do Subprojeto possam apreciar o trabalho. 

Além disso, a socialização também e feita em site na página da FFC/Ituverava-SP e em meio acadêmico, com participação em eventos, como se vê a seguir.

- Participação em Eventos

Os bolsistas têm participado de eventos acadêmicos com apresentação de trabalhos em forma de painel e em forma de apresentação oral. Essas participações oportunizam a divulgação das ações desenvolvidas e os resultados obtidos com o trabalho no Subprojeto. E também e uma forma de adquirir e trocar experiências e novos conhecimentos. Nesse primeiro semestre de 2015, os bolsistas do Subprojeto de Letras participaram de dois eventos acadêmicos, a saber:

- Feira do Livro – COC/FFCL Ituverava-SP

21 e 22 de maio de 2015 (participação e divulgação do Subprojeto de Letras e dos trabalhos produzidos pelos alunos na escola parceira)

- VII Semana Pedagógica: Práticas Pedagógicas em Linguagens e Educação FFCL/Ituverava-SP

25 a 29 de maio de 2015 (apresentação de painel)

E três eventos estão agendados para o segundo semestre:

- III Encontro PIBID/FFCL     

- Evento PIBID/Uni-Facef    

- VI ENALIC e V Seminário Nacional do PIBID

Além disso, os bolsistas também são incentivados a divulgar seus trabalhos em forma de publicação de artigos em periódicos científicos. Os bolsistas já estão se preparando para organizar artigo em forma de relato de experiência para divulgar, em meio acadêmico, os resultados do trabalho realizado pelo Subprojeto de Letras com a literatura de cordel.