Educação Física
O mercado de trabalho para o professor de Educação Física abrange escolas públicas e particulares, de Educação Básica e Profissional e vem crescendo com a preocupação com a saúde e o bem-estar dos alunos das redes de ensino.
"O professor de Educação Física pode dar aulas nas escolas públicas e particulares, atuando na Educação Infantil ao Ensino Médio, podendo atuar também na Educação Profissional. Além disso, é capaz de assumir cargos pedagógicos e administrativos nas Unidades Escolares."
Prof. Dr. Júlio César Conceição Filho
Coordenador do Curso
O curso de Educação Física – Licenciatura - EAD forma profissionais aptos a integrar a cultura do movimento, o vínculo afetivo e a atividade física em escolas, além de ser capaz de tomar decisões, se comunicar, liderar, planejar, supervisionar e gerenciar, de forma inovadora e sólida, a partir dos conhecimentos e práticas realizados durante o curso.
O professor de educação física formado pela FFCL desenvolverá ao longo do curso uma visão intraorganizacional capaz de coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas, do desporto e similares, permitindo a assimilação da cultura e dos objetivos organizacionais, tendo como parâmetro a consciência e a dimensão das questões éticas, humanas e sociais que envolvem o ambiente escolar.
O professor de educação física formado pela FFCL desenvolverá ao longo do curso uma visão intraorganizacional capaz de coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas, do desporto e similares, permitindo a assimilação da cultura e dos objetivos organizacionais, tendo como parâmetro a consciência e a dimensão das questões éticas, humanas e sociais que envolvem o ambiente escolar.

Aulas Práticas
As atividades presenciais do curso serão principalmente relacionadas à atividades de extensão, viagens técnicas e avaliações presenciais, na sede ou em polos de Educação a Distância.
Avaliações
As disciplinas serão avaliadas por Portfólio, Fórum de discussão (on-line) e as avaliações presenciais (bimestral e semestral).
Informações do Curso
Nome do Curso: Educação Física
Diplomação: Licenciatura
Duração: 4 anos
Período: EAD
Coordenadora: Prof. Dr. Júlio César Conceição Filho
Projetado para formar profissionais aptos a integrar a cultura do movimento, o vínculo afetivo e a atividade física em escolas, além de ser capaz de tomar decisões, se comunicar, liderar, planejar, supervisionar e gerenciar, de forma inovadora e sólida, a partir dos conhecimentos e práticas realizados durante o curso.
| Semestre | Disciplina |
| 1 | Leitura e produção de textos |
| 1 | Desenvolvimento motor |
| 1 | Tecnologias no Ensino de Educação Física |
| 1 | Biologia celular |
| 1 | Anatomia humana |
| 1 | Atividades gímnicas |
| 1 | Prática Interdisciplinar I |
| 2 | Língua portuguesa: gramática |
| 2 | Atividade rítmica |
| 2 | Bioquímica |
| 2 | Lutas |
| 2 | Fisiologia Humana I |
| 2 | Cinesiologia |
| 2 | Prática interdisciplinar II |
| 3 | Metodologia da pesquisa 1 |
| 3 | Métodos de periodização aplicado a Educação Física treinamento e Escola |
| 3 | Primeiros Socorros |
| 3 | Fisiologia humana II |
| 3 | Medidas e avaliações |
| 3 | Atletismo |
| 3 | Prática Interdisciplinar III |
| 4 | Libras 1 |
| 4 | Fisiologia do exercício |
| 4 | Diversidade cultural, étnica e gênero |
| 4 | Bases nutricionais |
| 4 | Jogos e brincadeiras |
| 4 | Estudo de patologia aplicado à Educação Física |
| 4 | Prática Interdisciplinar IV |
| 5 | Libras 2 |
| 5 | Didática |
| 5 | Práticas de ensino na educação infantil e estágio |
| 5 | Sociologia da educação |
| 5 | História e cultura afro-brasileira e indígena |
| 5 | Esportes coletivos 1 |
| 5 | Prática Interdisciplinar V |
| 6 | Práticas do diálogo na Língua Brasileira de Sinais |
| 6 | Fundamentos da educação inclusiva |
| 6 | Práticas de ensino na educação básica e estágio |
| 6 | Atividades com bolas |
| 6 | História da educação |
| 6 | Esportes coletivos 2 |
| 6 | Prática Interdisciplinar VI |
| 7 | Metodologia da pesquisa 2 |
| 7 | Planejamento e avaliação |
| 7 | Práticas de ensino no ensino médio e estágio |
| 7 | Doenças da infância |
| 7 | Psicologia da educação |
| 7 | Ética e Educação Ambiental |
| 7 | Prática Interdisciplinar VII |
| 8 | Educação Física voltada à Educação Especial |
| 8 | Políticas públicas e Legislação educacional |
| 8 | Práticas de ensino na educação especial e estágio |
| 8 | Trabalho de conclusão de curso |
| 8 | Jogos de tabuleiro |
| 8 | Esportes não convencionais |
| 8 | Prática Interdisciplinar VIII |
Estágio Supervisionado: 400 horas.
Atividades Complementares: 200 horas